A implementação da cátedra terá como foco a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais em África. (Foto: Alexandre Vaz)

A Cátedra UNESCO Life on Land (Vida na Terra) dedicada à proteção ambiental e à preservação de recursos em África vai ser oficialmente lançada esta quarta-feira, dia 24 de abril, às 09h00, no Auditório da Fundação Serralves. Trata-se da primeira Cátedra da UNESCO concedida à Universidade do Porto e será coordenada pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da U.Porto (CIBIO-InBIO).

A Cátedra UNESCO Life on Land constitui-se como uma rede de promoção da investigação científica que envolve Portugal e seis países da África Austral com o objetivo de promover a ligação da ciência à sociedade através de iniciativas que, não só permitam dar a conhecer a importância urgente de se preservar a biodiversidade e o património natural, como também promovam a cultura científica em África.

O CIBIO-InBIO, através de sua rede de parcerias internacionais, denominada TwinLabs, irá fomentar a colaboração entre universidades e centros de investigação dos países parceiros tendo em vista o desenvolvimento de ações de capacitação científica e tecnológica, de formação avançada e de transferência de conhecimento.

Entre as principais iniciativas contam-se a constituição da rede de investigação em biodiversidade, a iniciativa TwinLabs e seus representantes de África do Sul, Angola, Moçambique, Namíbia e Zimbábue, bem como os programas de formação avançada em diferentes instituições que incluem a University of Cape Town (África do Sul), o Edward O. Wilson Biodiversity Laboratory (Parque Nacional da Gorongosa, Moçambique) e A. P. Leventis Ornithological Research Institute (Nigéria).

“Em África encontramos inúmeros ecossistemas, entre eles alguns dos que contém maior biodiversidade. É também onde os desafios e problemas que restringem os esforços de conservação da biodiversidade são cada vez mais frequentes. Com a implementação desta cátedra, esperamos estabelecer uma ferramenta eficiente que garanta a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais”, comenta Nuno Ferrand, Diretor do CIBIO-InBIO e detentor da Cátedra.

A sessão desta quarta-feira contará a presença de representantes da UNESCO e de diferentes instituições governamentais, académicas e empresariais de Portugal e da África Austral, incluindo o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, João Sobrinho Teixeira, o Secretário de Estado do Ambiente de Angola, Joaquim Manuel, e a Vice-Governadora de Huíla, Maria João Chipalavela.

O lançamento da Cátedra Life on Hand insere-se na conferência internacional “Grandes Desafios para a Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”, que se realiza entre 23 e 24 de abril, a Fundação Serralves. Especialistas, investigadores e académicos internacionais vão analisar o estado atual da ciência a ser desenvolvida na África austral, as aplicações práticas nas mais diversas áreas que abordam a biodiversidade, e as potencialidades de colaboração entre o território africano e português.

O programa completo pode ser consultado aqui.