Os bens recolhidos serão enviados com o apoio da Cruz Vermelha e da Associação Helpo, para as zonas de Moçambique mais afetadas pelo ciclone Idai. (Foto: Cruz Vermelha)

(notícia em atualização)

A Universidade do Porto, em solidariedade com o povo moçambicano, e pelas ligações históricas e culturais existentes entre os dois países, promove, de 27 de março a5 de abril, uma campanha de recolha de bens em favor das populações afetadas pelo ciclone Idai.

Moçambique foi uma das zonas mais afetadas por aquela que é considerada a “pior tempestade de sempre no Hemisfério Sul”.  No início do mês de março, o ciclone Idai atingiu o sudeste africano, destruiu casas, escolas e hospitais e estima-se que tenha afetado 740 mil pessoas.

Tendo em consideração as necessidades já identificadas no terreno, na lista de bens necessários constam lixívia e pastilhas desinfetantes, enlatados de fácil abertura, alimentos não perecíveis (feijão; grão; arroz; massa; aveia; óleo; açúcar e frutos secos; bolachas sem recheios), água engarrafada, farinhas lácteas e não lácteas, fraldas de pano, roupa de bebé (até aos 5 anos), mantas do tipo polar.

São esses bens que a U.Porto pretende agora reunir e enviar para Moçambique. Dinamizada pela U.Porto Solidária, a campanha “U.Porto solidária com Moçambique” está já a decorrer nos três polos da Universidade, onde estão instalados mais de uma dezenas de pontos de recolha.

Onde decorre a recolha?

No Polo I (Centro), os bens podem ser entregues no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar/Faculdade de Farmácia (entrada da cantina), Faculdade de Belas Artes (sala dos estudantes), Faculdade de Direito (junto à receção). A comunidade académica pode também deixar os bens na Reitoria da Universidade do Porto (corredor 1.03, 1.º piso).

No Polo II (Asprela), a comunidade académica poderá entregar os bens na Faculdade de Desporto ( sala de estudo da AEFADEUP), na Faculdade de Engenharia ( biblioteca), na Faculdade de Medicina (secretaria da AEFMUP, no piso 1, no edifício clássico da FMUP), Faculdade de Medicina Dentária (entrada do edifício), na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (associação de estudantes) e na Faculdade de Economia (biblioteca).

Já no Polo III (Campo Alegre), haverá pontos recolha instalados na Faculdade de Arquitetura (átrio de multibanco), Faculdade de Ciências (átrio do Edifício FC4, de Biologia, e átrio do Edifício FC5, Direção), na Faculdade de Letras (bar dos alunos).

Entre os pontos de recolha, estão também as instalações desportivas do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP), espalhados pelos polos da U.Porto, nomeadamente Estádio Universitário, Pavilhão Luís Falcão e CDUP-Boa Hora.

Os interessados podem ainda entregar os seus bens no próximo sábado, dia 30 de março, no âmbito da iniciativa “Alumni Active Days”, que vai decorrer no Parque de Lamas. O encontro contará ainda com atividades desportivas para alumni e familiares, preparadas pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP), para além de atuações de grupos (Pauliteiras de Miranda, Cantares de Maçadeiras e Tuna Feminina) do Orfeão Universitário do Porto (OUP).

Todos os bens recolhidos serão enviados com o apoio da Cruz Vermelha e da Associação Helpo, para as zonas de Moçambique mais afetadas pelo ciclone Idai.

Em solidariedade com o povo moçambicano, a Universidade do Porto solicita ainda que todos os donativos monetários sejam direcionados para o Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). Este o apoio pode ser feito através de uma transferência bancária – para o IBAN PT50 0010 0000 3631 9110 0017 4, via pagamento de serviços no multibanco (Entidade 20 999; Referência 999 999 999), ou online.

As doações podem também ser feitas através da Associação Helpo, via transferência bancária, através do IBAN PT 50 0010 0000 3483 3480 0061 9.