A Universidade do Porto integra o roteiro de mais uma edição da Mega Dádiva de Sangue, uma iniciativa da Federação Académica do Porto (FAP) e do Instituto Português do Sangue e Transplantação que, ao longo do mês de novembro, vai passar por várias instituições de Ensino Superior da cidade, com o propósito de “sensibilizar os estudantes para a importância da dádiva de sangue e para a inscrição no registo de dadores”

A edição deste ano ganha uma relevância ainda maior tendo em conta o contexto em que vivemos. “Como as reservas nacionais de sangue se estão a esgotar, principalmente nos tipos de sangue O+ e A+, fez mais sentido do que nunca avançar com esta ação”, avança a FAP em comunicado.

Aberta a toda a comunidade académica, a iniciativa chega à Universidade do Porto no dia 12 de novembro, para uma colheita na Faculdade de Ciências (FCUP), a decorrer entre as 9h00 e as 18h00.

No dia 17 de novembro (das 14h00 às 19h00), será a vez da Faculdade de Letras (FLUP). A última paragem desta edição da Mega Dádiva de Sangue está marcada para 18 de novembro (das 14h00 às 19h00), na Faculdade de Economia (FEP).

Para além da U.Porto, a iniciativa vai percorrer outras instituições de ensino superior da cidade, nomeadamente a Escola Superior de Enfermagem (5 de novembro) e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (18 de março).

Em tempos de pandemia, a FAP aproveita ainda para garantirque “não há motivo para ter medo ou receio das dádivas, pois todos os cuidados higiossanitários serão cumpridos”.

Recorde-se que, nos últimos anos, a Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea obteve milhares de colheitas entre as instituições participantes, permitindo, desta forma, ajudar aqueles que mais necessitam.