Desde o passado dia 16 de março que, em resposta às medidas de confinamento impostas pela resposta à Covid-19, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) tem levado a casa de todos os portugueses – e não só – várias sessões de atividade física. Na passada sexta-feira, as aulas em vídeo do Programa UPFit em casa ultrapassaram um milhão de visualizações.

“Atividade física para todos e em casa” é o mote deste programa que arrancou com o objetivo de “garantir o bem-estar social”, como explica Bruno Almeida, diretor do CDUP-UP.

Passadas oito semanas, o sucesso da iniciativa reflete-se nas mais de 160 sessões de 37 diferentes modalidades e envolvendo 28 técnicos especializados, que foram sendo partilhadas através das redes sociais do CDUP-UP. O resultado “deixa-nos com o sentimento de dever cumprido, sabendo que estamos a contribuir para que milhares de portugueses tivessem acesso e fizessem atividade física neste período de confinamento”, revela Bruno Almeida.

O programa UPFit em casa inclui atividades para todos os gostos e idades. (Foto: DR)

Para esta semana…

O programa UPFit em casa apresenta, para o período de 11 a 16 de maio, mais uma agenda repleta de atividade física com sessões de Pausa Ativa, Yoga, Glúteos, Pilates, Zumba ou ainda Treino em Circuito.

Na agenda desta semana pode também encontrar atividades para crianças e séniores, desporto adaptado e ainda Basquetebol e Ténis. Já a próxima sessão UPFit Talks vai permitir esclarecer todas as dúvidas sobre o treino relativo ao Desporto Adaptado. Para entrar na sessão basta aderir ao link do zoom, a partir das 21h00 de quarta-feira, 13 de maio.

As sessões estão disponíveis no youtube, facebook e instagram do CDUP-UP.

Agora também ao ar livre

Mais recentemente, o CDUP-UP juntou à sua agenda de atividade física o programa UPFit Oudoor, que convida toda a população para sessões de treino ao ar livre. Esta semana, a iniciativa conta com três sessões no Parque da Quinta de Lamas – 11 de maio, às 18h30 uma sessão de HIIT, com o instrutor Hugo Rodrigues; 13 de maio, às 13h00 sessão Workout com a instrutora Marisa Sousa, e no dia 14 de maio – 18h30 – GAP com a instrutora Hélène Oliveria.

Orientados em cumprimento de todas as medidas e regras definidas pela Direção Geral de Saúde (DGS) e pelo Estado Português para este período, estes treinos são gratuitos para membros UPFit, ainda que limitados a grupos de cinco pessoas por sessão.

A participação de externos ao programa está sujeita ao pagamento da inscrição UPFit. Para tal basta preencher o formulário de inscrição e o CDUP-UP entrará em contacto.