Desde o início do segundo semestre do presente ano letivo que os estudantes internacionais de mobilidade da Universidade do Porto podem assistir às aulas online a partir de salas especialmente equipadas para o efeito nas 14 faculdades da instituição. A medida faz parte do ambicioso projeto que, até final de 2021, vai aplicar 425 mil euros no apoio às atividades Erasmus+ em formato de mobilidade mista (blended mobility), minimizando desta forma o impacto da pandemia Covid-19 no quotidiano dos estudantes.

O projeto em curso prevê a instalação de equipamentos audiovisuais de última geração em 75 salas distribuídas pelas 14 faculdades da U.Porto e outros serviços ao dispor dos estudantes internacionais que estão a cumprir um período de mobilidade na Universidade (IN), bem como de estudantes da U.Porto que estão a fazer mobilidades na Europa (OUT) ao abrigo do conhecido programa Erasmus+.

Na prática, os estudantes IN são os que mais beneficiam da utilização deste equipamento já que, estando fisicamente no Porto, ou até nos seus países de origem (dependendo da situação pandémica na Europa), poderão acompanhar as aulas online lecionadas a partir das salas instaladas nas várias unidades orgânicas.

Já os estudantes OUT serão igualmente abrangidos pela utilização dos equipamentos por meio de ações de monitorização e de follow-up promovidas pelos responsáveis das mobilidade.

“A instalação desta tecnologia foi fundamental já neste segundo semestre, dado que, na transição para o digital e depois para o regime híbrido, contribuiu de forma decisiva para mitigar os constrangimentos provocados pela Covid-19 ao nível da mobilidade estudantil, garantindo que os estudantes têm uma experiência Erasmus de qualidade, mesmo num contexto tão desafiante quanto o que vivemos”, explica Joana Carvalho, Pró-Reitora para as Relações Internacionais e Deporto da U.Porto.

Do desporto ao apoio médico

Para além das salas destinadas a atividades letivas, o projeto vai também equipar uma sala dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) para acompanhamento médico em formato virtual dos estudantes em mobilidade (IN e OUT). Este espaço permitirá a realização, à distância, de consultas individuais – nomeadamente de acompanhamento psicológico – e de consultas para grupos de estudantes em mobilidade, que permitam lidar com questões relacionadas com a adaptação académica, social e cultural.

Prevista está igualmente a instalação de duas salas para uso do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP), com vista à implementação de um programa virtual de atividade física destinado a todos os estudantes de mobilidade, mas com particular ênfase nos OUT, com incentivo à prática de exercício mesmo à distância.

As salas podem ainda ser utilizadas para o estabelecimento de contactos entre a U.Porto e as instituições de ensino superior europeias parceiras, bem como de potenciais parceiros para criação de novas colaborações no âmbito do novo Programa Erasmus+.

Para Joana Carvalho, estes novos equipamentos representam assim “um novo passo de qualidade ao nível do trabalho que já fazemos. Por um lado, vamos conseguir reforçar a nossa oferta de atividades de acolhimento e de acompanhamento diferenciadas, abrangendo mais estudantes, presencialmente ou a distância. Por outro lado, a Universidade vai também dar respostas a novas necessidades que a pandemia veio evidenciar,  nomeadamente do ponto de vista do bem-estar físico e psicológico dos nossos estudantes”, resume a Pró-Reitora, deixando uma garantia: Mesmo à distância, estaremos sempre perto!”.

Neste momento, já se encontram instaladas 57 salas, devendo as restantes estar ao serviço da comunidade até final do presente ano civil.

Do valor aplicado, 75% é financiado pelo Programa Erasmus+ no âmbito do apoio extraordinário/custos excecionais que minimizem o impacto da pandemia Covid-19 ao nível da mobilidade física (circulação de pessoas), através da implementação de mobilidades mistas. O restante valor é garantido pela U.Porto, através do Programa Santander.

Note-se que, só este ano letivo, e apesar dos constrangimento provocados pela pandemia de Covid-19, cerca de 1100 estudantes, provenientes de mais de 50 países, estiveram ou estão a cumprir um período de mobilidade internacional na U.Porto, 630 dos quais ao abrigo do programa Erasmus+.