Foi assinado no dia 12 de julho o documento de formalização da Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo – RePEnSA, do qual fazem parte o Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto – Porto4Ageing, juntamente com o Ageing@Coimbra, Lisbon-AHA e Algarve Active Ageing.

A cerimónia, que teve lugar na Universidade Nova de Lisboa, contou com a presença dos reitores da Universidade do Porto, Coimbra, Nova de Lisboa e Algarve, e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Durante o seu discurso, a ministra salientou três pontos de louvor na criação do RePEnSA: a “capacidade de articulação das redes com as academias”, que se mostrou essencial durante a situação pandémica, pela partilha de conhecimento, inovação e trabalho conjunto; a “importância da academia na resposta às alterações demográficas para a concretização dos direitos humanos”, em específico, na promoção de programas para a melhoria da qualidade de vida; e a “aceleração do investimento nas prioridades estratégicas para o país” identificadas no Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente o envelhecimento ativo e saudável.

Elísio Costa, Diretor do Porto4Ageing, salientou por sua vez o impacto que a criação da rede vai trazer no “acesso a tecnologia e soluções que melhorem a qualidade de vida população e que podem também contribuir para a sustentabilidade do sistema de saúde nacional e para a aceleração do empreendedorismo e da inovação em saúde em Portugal”.

O responsável sublinhou ainda a importância dos reference sites na gestão desta rede “por serem uma ferramenta privilegiada na ligação que fazem entre a academia, a sociedade civil e as empresas”. E adianta que a ideia de criação desta rede já existia há bastante tempo, mas foi acelerada pela situação pandémica e pelas alterações demográficas, que obrigaram a olhar “para a questão do envelhecimento a nível regional e nacional e suscitaram a necessidade de adoção e adaptação das boas práticas dos centros de referência”.

Juntos pelo envelhecimento ativo e saudável

Na apresentação do plano de proposta de ação, Nuno Marques, Diretor do Algarve Biomedical Center, mencionou os três pilares de trabalho do RePEnSA: observar, conhecer e monitorizar; promover o envelhecimento ativo e saudável através da educação e formação e, por último, a satisfação das necessidades da população.

Para atingir os seus objetivos, a Rede apresentou onze projetos, entre eles a criação de um Observatório Nacional do Envelhecimento e de um Serviço de Apoio à Longevidade e Vida Autónoma – SALVA.

Serão ainda desenvolvidas atividades para a gestão da doença crónica e da reabilitação funcional e cognitiva, para a adaptação das habitações às necessidades dos indivíduos e para a capacitação dos mais velhos.