O Pólo de Inovação Digital CONNECT5 foi oficializado no passado dia 22 de setembro, na Reitoria da Universidade de Aveiro, com a assinatura do acordo do consórcio que reúne 12 entidades no campo das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica, entre as quais se inclui a Universidade do Porto.

Tendo a conetividade como principal foco e as infraestruturas, ligações e conhecimentos técnico-científicos certos, os Centros de Interface CeiiA e Instituto de Telecomunicações, o Cluster TICE.PT e o Colab DTx unem-se agora a diversas instituições de Ensino Superior. À U.Porto juntam-se ainda a Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Viseu e Politécnico de Leiria.

Esta criação de sinergias vai permitir apoiar e aprofundar conhecimentos ao nível da transformação digital das PMEs e da administração pública, sendo potenciada através da implementação de sistemas ciberfísicos capazes de serem interligados por redes que suportam a sua massificação expectável, como é o caso do 5G, e apoiados por tecnologia avançada de Inteligência Artificial, computação de alto desempenho e sistemas Cloud.

Para além do desenvolvimento de novas soluções, agilização de processos e transferência de competências fundamentais à expansão e avanço significativo de um vasto conjunto de entidades, a estratégia operacional do CONNECT5 passa ainda pela criação e reforço de cadeias de valor na União Europeia, essenciais à competitividade e coesão social a nível nacional e europeu.

FEUP lidera projeto na U.Porto

A coordenação do CONNECT5 na Universidade do Porto é da responsabilidade da Faculdade de Engenharia (FEUP), envolvendo vários docentes da instituição, como é o caso de Gil Gonçalves, Paulo Portugal, Ana Aguiar, Rosaldo Rosseti, Américo Azevedo e Hugo Ferreira. O projeto conta ainda com a participação de docentes da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP).

Segundo Gil Gonçalves, docente do Departamento de Engenharia Informática da FEUP que coordena a participação da U.Porto na iniciativa, “o Pólo de Inovação Dgital CONNECT5 vai focar-se na promoção da transformação digital das PMEs, municípios e comunidades locais, com o objetivo de as capacitar para a adoção de tecnologias que permitam o cumprimento de objetivos de sustentabilidade e competitividade.”

Conetividade sem fios (5G e 6G), IoT, Cloud and Edge Computing, Inteligência Artificial, Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Visão Computacional, Ciência dos Dados e Big Data, Simulação, com aplicação na Indústria 4.0, e Cidades e Comunidades Sustentáveis são algumas das áreas técnico-científicas para as quais a FEUP irá contribuir ao longo da jornada do consórcio.

Os Pólos de Inovação Digital são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção das tecnologias digitais por parte das empresas e da administração pública, contribuindo para o aumento da competitividade dos seus processos, produtos e serviços.