A Universidade do Porto, o  INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e o INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial são três dos membros fundadores do novo CoLAB HyLAB – Green Hydrogen Collaborative Laboratory, uma associação privada sem fins lucrativos que vai desenvolver científica e tecnologicamente o hidrogénio verde em Portugal.

Umas das estratégias da União Europeia para o abandono de combustíveis fósseis passa por acelerar o desenvolvimento de hidrogénio limpo, assegurando o seu papel de pedra angular para um sistema energético neutro em termos climáticos até 2050. O hidrogénio verde pode ser uma ferramenta útil para descarbonizar alguns setores industriais como os que requerem calor de altas temperaturas, mobilidade de longa distância e transportes marítimos.

Assim sendo, o CoLAB HyLAB surge como uma rede de investigadores e profissionais que vão colaborar para alavancar a produção, o transporte, a distribuição, armazenamento e usos finais deste novo vetor energético.

Pretende-se ainda reforçar o emprego qualificado nesta área, promover a colaboração entre instituições científicas com o tecido empresarial e desenvolver ações de formação especializadas.

O papel do INESC TEC

No caso específico do INESC TEC, a participação no CoLAB HyLAB visa contribuir para o desenvolvimento de um cluster industrial na área do hidrogénio, onde Portugal pode vir a ser exportador. Entre outras áreas científicas, o INESC TEC vai apoiar no desenvolvimento de soluções para apoio à gestão de parques produtores de eletricidade renovável dedicados à produção de hidrogénio.

Serão também trabalhados os temas da gestão técnica de redes de gases renováveis, a otimização da produção e armazenamento de hidrogénio para armazenamento sazonal de energia com vista a assegurar a segurança de abastecimento do setor elétrico e controlar a volatilidade dos preços de mercado e ainda a possibilidade de fornecimento de serviços de sistema por parte de eletrolisadores.

De acordo com João Peças Lopes, diretor associado do INESC TEC, esta é uma oportunidade imperdível para a instituição, que “não podia deixar de acompanhar estas mudanças tecnológicas, que configuram oportunidades científicas e de desenvolvimento de negócio”.

Para além da U.Porto, do INESC TEC e do INEGI, são ainda associados fundadores do novo laboratório colaborativo a EDP, GALP, REN, Bondalti Chemicals, S.A., IST, LNEG, CEiiA, INL e Universidade Nova de Lisboa.