Humanista, pensador, médico, professor e um “homem de corpo inteiro”. Assim é lembrado Nuno Grande, histórico professor e fundador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. E é assim que o (re)conhecemos em “Cidadão de Corpo Inteiro”, título da exposição que assinala o arranque da homenagem à Figura Eminente da Universidade do Porto 2022.

Inaugurada esta segunda-feira, numa sessão que contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e de várias outras figuras da cidade e da Universidade, “Cidadão de Corpo Inteiro” propõe uma viagem pela vida e obra do professor e médico, revisitando o seu percurso profissional, reconhecido internacionalmente, e o seu pensamento irrequieto e irreverente, que muito contribuiu para a criação do ICBAS, em 1975.

A mostra está dividida em dois polos. Um que conta com várias peças pessoais, recuperando o universo do médico e professor, e outro, constituído por uma escultura de grande dimensão, no exterior do ICBAS, representativa daquilo que foi o seu trabalho enquanto investigador e que esteve na base do doutoramento “Hipertensão Arterial Pulmonar – Contribuição Experimental”.

“Um professor total”

“Nuno Grande é uma figura incontornável da cidade e da Universidade do Porto. Foi um professor diferente, um professor total, cujo património humano, científico e cultural marcou e enriqueceu várias gerações de médicos portugueses. A sua capacidade empreendedora e espírito visionário foram decisivos para tornar o ICBAS e a U.Porto uma referência no ensino e na investigação, numa altura de grande desenvolvimento da instituição”, realça o Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira.

Também o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, reforça a importância desta iniciativa para a instituição: “podermos ser palco desta homenagem ao Professor Nuno Grande é para o ICBAS um grande motivo de orgulho. Dar a conhecer a vida e obra deste grande médico e professor, mas também humanista, é para nós uma prioridade tanto que, fazer coincidir este momento de celebração com o início do ano letivo, constitui sem dúvida uma oportunidade para os novos estudantes conhecerem os nossos valores e a nossa história, da qual se devem orgulhar.”

A representar a família do homenageado esteve o filho, o arquiteto Nuno Grande. “Há um lado de eminência no trabalho do meu pai, mas também de iminência. [Nuno Grande] Era alguém que estava sempre pronto a socorrer os seus amigos , as causas, os seus alunos, a sociedade portuguesa, o Porto, a Universidade. Ele acabava sempre por socorrer os lugares, as cidades e as pessoas com quem convivia”, recorda o também professor da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP).

A exposição “Cidadão de Corpo Inteiro” pode ser visitada até o dia 19 de outubro de 2022, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 20h00, no Foyer do ICBAS. A entrada é livre.

Este será um dos vários eventos que ao longo dos próximos anos irão completar o programa de eventos comemorativos da Figura Eminente 2022. As celebrações ficam ainda marcadas pelo lançamento da Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2022, uma iniciativa do ICBAS e da Fundação BIAL, à qual Nuno Grande esteve ligado mais de 20 anos. Com o valor de 25 mil euros, esta bolsa tem como propósito apoiar os trabalhos de investigação nas áreas das Ciências Fundamentais, nomeadamente aqueles que visam promover a aquisição de competências académicas diferenciadoras para o ensino da Medicina dos médicos que, colaborando no ensino, estejam ou pretendam desenvolver os seus estudos no âmbito do Programa Doutoral em Ciências Médicas ministrado no ICBAS.