A FEP regista o melhor desempenho de sempre no ranking da Eduniversal. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Universidade do Porto coloca 22 mestrados e pós-graduações – repartidos pela Faculdade de Economia (FEP) e pela Porto Business School – na edição 2016/2017  do Eduniversal Best Masters Ranking, sendo a universidade portuguesa com mais cursos na lista que reúne, anualmente, os melhores programas de formação do mundo nas áreas da economia e da gestão.

No que toca à Faculdade de Economia, que regista o melhor desempenho de sempre no ranking, o grande destaque vai para o Mestrado em Gestão Comercial, que entra diretamente para a 10.ª posição a nível mundial na categoria Retail Sales Management. Nota também para o Mestrado em Finanças e Fiscalidade, que volta a integrar o “top 20” mundial (20.ª posição) na categoria de Taxation, confirmando-se pelo quinto ano consecutivo como o melhor programa a nível nacional naquela categoria.

A FEP consegue ainda colocar três mestrados – Economia e Gestão do Ambiente (19.º), Gestão e Economia de Serviços de Saúde (33.º) e Economia e Gestão da Inovação (53.º) – nos respetivos rankings mundiais, e sete –  Mestrado em Economia e Gestão de Recursos Humanos (14.º), Master in Data Analytics (17.º), Mestrado em Marketing (26.º), Mestrado em Economia (29.º), Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão (30.º),  Master in Finance (30.º) e Mestrado em Economia e Gestão Internacional (41.º) – nos rankings da Europa Ocidental.

Relativamente à Porto Business School, a nota principal vai para a afirmação do The Magellan MBA entre os melhores programas full time das escolas de negócios da Europa Ocidental (23.ª posição). Nota também para Pós-Graduação em Gestão de Projetos que, ao alcançar a 7.ª posição a nível da Europa Ocidental, garante a melhor prestação – em termos absolutos – de todos os cursos ligados à U.Porto.

Entre os 10 programas da escola de negócios da Universidade do Porto distinguidos pela Eduniversal destaca-se igualmente a performance das pós-graduações em Gestão do Turismo e Hotelaria e em Gestão da Informação e Marketing Intelligence, consideradas, respetivamente, a 10.ª e a 12.ª melhores do mundo nas suas categorias. Já a pós-graduação em Comunicação Empresarial  ocupa o 14.º lugar entre as melhores da Europa Ocidental.

A escola de negócios da U.Porto coloca mais cinco programas entre os melhores das respetivas categorias. São eles as pós-graduações em Digital Business (37.ª melhor do mundo),  Gestão Imobiliária  (50.ª do mundo), Análise Financeira  (82.º do mundo) e Direção de Empresas (27.ª da Europa Ocidental) e o Executive MBA (43.º melhor da Europa Ocidental).

Como é feito o ranking?

Elaborado por uma das mais importantes agências de consultoria internacionais no campo do Ensino Superior e resultado da avaliação de mais de 17 mil mestrados, pós-graduações e programas de MBA lecionados em todo o mundo, o Eduniversal Best Masters ranking pretende fornecer informações sobre os programas mais adequados em 32 áreas de estudo. A análise desta agência global de rankings, sediada em Paris, sustenta-se em inquéritos de satisfação de antigos estudantes , na recolha de informação nas escolas de negócio envolvidas e na análise da reputação das escolas – apoiada por profissionais de recursos humanos. O ranking tem também por base três grandes critérios de avaliação – a reputação, as perspetivas salariais/salário-base dos alunos após a conclusão do programa e o índice de satisfação dos estudantes.