U.DREAM, “Mais Ativos, Mais Vividos” e “Consultoria Solidária” representam a Universidade do Porto no Prémio Voluntário Universitário 2017.

São da Universidade do Porto três dos 10 finalistas dos Prémios de Voluntariado Universitário (PVU) 2017, galardão que reconhece os melhores projetos promovidos por estudantes do ensino superior durante o último ano. U.DREAM, “Mais Ativos, Mais Vividos Intergeracional” e “Consultoria Solidária” concorrem para conquistar o reconhecimento numa das três categorias em análise: projeto, comunidade e ideias e melhor vídeo de candidatura, respetivamente.

Promovidos pelo Santander Universidades, os Prémios de Voluntariado Universitário reconhecem projetos que se destaquem pelo seu impacto significativo para a sociedade. Os vencedores – que serão premiados com 3 mil euros cada um – são conhecidos a 5 de dezembro, dia em que assinala o Dia Internacional do Voluntariado.

Criada em 2013 pela mão de Diogo Cruz, na altura estudante na Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), a U.DREAM é a primeira empresa social júnior em Portugal. Os voluntários – que começaram por ser apenas da U.Porto mas que agora chegam de Braga e Aveiro – acompanham e realizam os sonhos de crianças com problemas de saúde, mobilizando diversos interlocutores, nomeadamente instituições de saúde e de apoio social, jovens universitários, famílias e empresas. Este ano, a U.DREAM concorre ao PVU 2017 com o projeto de criar um espaço com condições para a realização de formações físicas e à distância, para otimizar as competências dos vários voluntários espalhados pelo país.

Em 2016, a U.Porto contou com mais de 2900 participantes em projetos de voluntariado.

A concurso está também o projeto “Mais Ativos, Mais Vividos Intergeracional”, criado há 20 anos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). O objetivo é aproximar os mais idosos e crianças de bairros sociais, promovendo ao mesmo tempo o envelhecimento ativo e maior qualidade de vida. Conta com mais de 200 idosos inscritos, que participam em sessões semanais, acompanhadas por estudantes ou antigos estudantes da FADEUP.

“Consultoria Solidária” é o nome da iniciativa da FEP Junior Consulting, também da Faculdade de Economia. O projeto, que concorre também ao PVU 2017, tem por base a partilha de know-how com entidades sociais, para a melhoria no funcionamento e gestão. O apoio pode ir desde estudos, até ao desenvolvimento de estratégias para a captação de financiamento ou voluntários.

Entre as 50 candidaturas apresentadas, foram escolhidos 10 finalistas, numa lista liderada por projetos da Universidade do Porto. De acordo com o Santander Universidades, participam nos projetos candidatos mais de 5 mil voluntários, dedicados a causas que apoiam mais de 885 mil pessoas em todo o país.