Darwin, expo CentenárioO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto / Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (CIBIO-InBIO), em parceria com a Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (APBE), a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnica do Porto e a Câmara Municipal do Porto, vão assinalar no próximo dia 12 de fevereiro, o 207.º aniversário de Charles Darwin, com um programa de atividades pensadas para dar a conhecer o legado do “pai do evolucionismo”.

Tendo como cenário os Jardins do Palácio de Cristal, o Dia de Darwin arranca às 10h30 (ver programa) com várias sessões de Speed dating com biólogos evolutivos. Ao longo de alguns minutos, os participantes terão assim  oportunidade de conversar com cientistas “de carne e osso” e descobrir o trabalho que andam a fazer.

Ainda de manhã, a partir das 11h15, será possível explorar a obra do fundador da biologia evolutiva numa palestra intitulada “Explorando as ideias de Darwin: variação sob domesticação”, liderada por Catarina Ginja, investigadora do CIBIO-InBIO.

Em dia de aniversário não faltarão também as prendas. Para encontrá-las basta visitar a exposição “Presentes de Aniversário para Darwin feitos por alunos das escolas do Porto”, que ficará patente até 22 de fevereiro nos Jardins do Palácio de Cristal, na Avenida das Tílias e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Todas as atividades são de participação livre e gratuita.