A equipa de Rugby 7s masculino da U.Porto é a nova campeã nacional universitária.

A segunda semana – 24 a 27 de abril – das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2018 voltou a ser farta em títulos e medalhas para os estudantes/atletas da Universidade do Porto. O grande destaque vai para as equipas de Rugby 7s masculino e de Remo da U.Porto, que se sagraram campeãs nacionais universitárias, assim como as equipas de Voleibol e Basquetebol feminino da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da U.Porto (AEFADEUP).

No Rugby 7s, as seleçoes feminina e masculina da Universidade disputaram as suas provas nos dias 23 e 24 de abril, em Aveiro. No masculino, a U.Porto impôs a todas as instituições em competição, incluindo os “colegas” da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (AEFEUP) e da Associação Académica de Coimbra (AAC), que fecharam o pódio. No Rugby 7s feminino, as atletas portuenses ficaram a um lugar do título nacional, conquistado pela AAC.

As equipas de Voleibol e Basquetebol feminino da U.Porto alcançaram o 1º lugar do pódio dos CNU’s.

Da prestação da U.Porto na segunda semana das fases finais concentradas dos CNU’s, que se disputaram em Aveiro, destaque ainda para a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da U.Porto (AEFADEUP), que venceu as duas finais para as quais de apurou. No Voleibol feminino, as estudantes de Desporto venceram na final a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) por 3-0. O bronze veio também para a U.Porto, pelas mãos da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia (AEFEP) que bateu a AEFEUP no jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugares.

No Basquetebol feminino, a AEFADEUP e a Associação Académica da Universidade de Aveiro proporcionaram uma final emotiva, que não defraudou o muito público presente. A jogar contra a equipa da casa, as estudantes portuenses decidiram a contenda a seu favor nos últimos segundos, acabando por triunfar por apenas um ponto (55-54).

Dos pavilhões para as águas de Valbom (Gondomar), a U.Porto prosseguiu a sua “marcha triunfante” no Campeonato Nacional Universitário de Remo realizado a 25 de abril. Para além das seis medalhas conquistadas – quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, a Universidade mereceu também nota máxima enquanto organizadora da competição, com o apoio do Clube Naval Infante D. Henrique. Uma parceria “que mais uma vez se revelou um sucesso, sendo este apoio do clube fundamental para a realização desta prova”, destaca Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto.

A equipa de Remo da Universidade do Porto alcançou o troféu coletivo nos nacionais universitários.

A nível individual, Joana Branco culminou a sua última participação pela equipa da U.Porto com as medalhas de ouro em skiff ligeiro e em double scull ligeiro, juntamente com a estreante Inês Oliveira. Já Pedro Duarte Menezes sagrou-se campeão nacional de skiff , ao passo que a equipa constituída pelos estudantes João Varela, Ricardo Castro e os irmãos Pedro e Miguel Menezes, arrecadou mais um ouro em quadri scull,

Ainda no quadri scull, a U.Porto subiu ao segundo lugar do pódio com Diogo Alves, Manuel Ferreira, Leonardo Rodrigues e Pedro Ferreira. A única medalha de bronze da U.Porto foi conquistada por Eveline Wouters no skiff.

À conquista da Europa

Terminadas as fases finais concentradas dos CNU’s, a U.Porto conseguiu apurar seis  equipas – Andebol feminino e Rugby 7s masculino em representação da Universidade, as equipas da AEFEUP de Futebol 11 e Voleibol masculino, e as equipas da AEFADEUP de Voleibol e Basquetebol feminino – para os Jogos Europeus Universitários, que se disputam em Coimbra de 15 a 28 de julho. Estas juntam-se assim às equipas de Remo, Canoagem, Ténis masculino e Ténis de Mesa feminino e masculino, igualmente apuradas para os EUSA Games Coimbra 2018, organizados pela Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA).

Recorde-que que A U.Porto foi a segunda instituição com mais participações nas competições organizadas, em 2017, pela EUSA. A prestação nos CNU2018 é por isso mais uma prova de sucesso para a Universidade do Porto, que pretende “estar na linha da frente do desporto universitário não só em termos de resultados, mas também em termos organizativos, a nível nacional e internacional”, remata Bruno Almeida.