Gala de Desporto Universitário

U.Porto vai receber o Troféu Universitário de Clubes, repetindo o feito de 2011

Após um ano de conquistas desportivas, a Universidade do Porto destaca-se mais uma vez de todas as instituições de ensino superior com a conquista do Troféu Universitário de Clubes e sete nomeações para a 5ª Gala de Desporto da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

No dia 9 de outubro, o Centro de Congressos da Quinta do Mourão (em Tentúgal) vai receber novamente a Gala do Desporto Universitário, que homenageia e premeia aqueles que contribuíram para um ano de excelência no desporto universitário nacional. Em destaque estarão os nomeados do ano para as categorias de Melhor Treinador do Ano, Equipa masculina do Ano, Equipa feminina do Ano, Atleta feminino do Ano e Atleta masculino do ano.

Este ano, os estudantes da U.Porto evidenciaram-se entre os atletas estudantes de todo o país e contam, por isso, com sete nomeações em três categorias. Na categoria de Equipa feminina do Ano, a U.Porto está representada com o Futebol de 7, campeã nacional universitária e sexto lugar no Campeonato Europeu Universitário, e com o Voleibol da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina, campeã nacional universitária. A U.Porto tem duas nomeações na categoria de Equipa masculina do ano com o Rugby 7, campeã nacional universitária e medalha de bronze no Campeonato Europeu Universitário, e a equipa de Hóquei em Patins, campeã nacional universitária.

No entanto, é na categoria de Atleta feminino do ano que a U.Porto arrasa nas nomeações. Na corrida estão a nadadora Ana Monteiro (FEUP), campeã nacional por equipas e em 50m Mariposa, 100m Mariposa, 100m Costas, 4x50m Livres e 4x50m Estilos; Ana Torres (FMDUP), campeã nacional universitária de Ténis de Mesa em singulares, Pares Femininos, Pares Mistos, Equipas, a que somou o 17º lugar em Singulares e Pares Femininos e o  8º por Equipas no Campeonato Europeu da modalidade; e Carla Salomé Rocha (FADEUP), campeã nacional universitária e vice-campeã Mundial universitária de Corta-Mato.

Para conhecer todos os nomeados e poder participar na escolha do melhor do ano, a FADU disponibiliza uma votação online.