Equipa feminina de Rugby 7 foi uma das surpresas da competição, ao chegar ao bronze depois de dois anos de ausência dos relvados.

Cinco modalidades, seis medalhas: é este o balanço da participação da Universidade do Porto nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2013 organizados pela Universidade da Beira Interior (UBI) na Cova da Beira, de 16 a 25 de abril.

Depois da conquista da medalha de bronze no CNU de Andebol feminino e da prata e bronze no Atletismo de Estrada durante a primeira semana, foi a vez das modalidades de Hóquei em Patins, Rugby 7 feminino e Voleibol masculino da U.Porto entrarem em competição.

No Rugby 7 feminino, a competição disputada a 23 de abril teve como protagonistas as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho, Associação Académica de Coimbra, Associação de Estudantes do ISMAI, IPP e U.Porto. A Académica de Coimbra conquistou novamente o ouro (frente à AEISMAI), e a U.Porto, que já não participava nesta modalidade em feminino desde 2011, regressou em grande ao conquistar a medalha de bronze.

O CNU de Hóquei em Patins masculino,disputado de 22 a 24 de abril, só complicou para a U.Porto na final. Até ao derradeiro jogo, a equipa da Universidade demonstrou a sua superioridade vencendo todos os jogos com algum parcial de diferença. Chegados à final, um jogo emocionante frente à Académica de Coimbra terminou num empate a quatro bolas. Depois da equipa de arbitragem ter comunicado que o desempate seria efetuado através da regra do “golo de ouro”, o jogo prosseguiu para o período de prolongamento, que só terminou com o golo da vitória da U.Porto e com a festa do título.

Já no pódio, a Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) interveio, afirmando que regulamento exigia que o desempate fosse feito através de um prolongamento de 5 minutos para cada parte. Depois da “festa do título”, o jogo recomeçou nos 5-4 e a Académica terminou o prolongamento a vencer por 5-7, sagrando-se vencedora depois desta final atribulada.

Em estreia nos CNU’s, a equipa de Voleibol masculino da U.Porto veio enriquecer a competitividade da competição. Depois de três dias onde a equipa da U.Porto só conheceu o sabor da vitória, a meia-final frente ao IPP revelou-se uma final antecipada. Um jogo muito técnico e renhido que começou com a equipa do Politécnico a vencer os primeiros dois sets. A U.Porto sacudiu a pressão e iniciou a recuperação, dominando os dois sets seguintes e levando a decisão do jogo à negra. Neste quinto e último set que decidia o finalista, o cansaço acumulando ao longo das mais de duas horas de jogo foi determinante, acabando o IPP por se revelar mais forte e aceder assim à final (em que se sagrou campeão frente à AAC). No jogo de atribuição da medalha de bronze, a U.Porto acabou por vencer por 3-0, frente aos minhotos da AAUM.