U.Porto termina o ano com cinco medalhas nos  CNU’s de Badminton, Ténis de Mesa, Ténis e Xadrez.

A Universidade do Porto continua em “estado de graça” na edição 2012/2013 dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s). Só na semana passada, os atletas da U.Porto arrecadaram cinco medalhas nos quatro CNU’s que disputaram, com especial destaque para os títulos universitários conquistados no ténis de mesa e no ténis feminino e no xadrez.

A “manita” começou a desenhar-se a 12 de dezembro, com Ana Couto (FEP) e Ana Torres (FMDUP) a sagrarem-se tricampeãs nacionais universitárias de ténis de mesa por equipas, no CNU disputado na Unviersidade do Minho. No setor masculino, a equipa composta por António Fragoso, FLUP, e Tiago Abreu (FEP), não conseguiu passar além dos oitavos de final, numa competição ganha pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Ainda em Braga, Teresa Figueira (FDUP), Ana Rita Santos (FCNAUP), Bernardo Ferreira (FEUP) e Henrique Sousa (FMUP) conquistaram a medalha de bronze no CNU de Badminton, depois de terem falhado a final por muito pouco (derrota por 1-2 frente à AAUMinho) Já a equipa U.Porto 2, composta por Daniela Bessa (FCUP), Ana Moura (FLUP) e Marcos Leal (FFUP), não passou da fase de grupos

Também a 12 de dezembro, Raquel Mateus (FADEUP), Rita Pichel (ICBAS) e Rita Vilaça (FDUP) começaram a desenhar o triunfo por equipas no CNU de Ténis, disputado em Coimbra. Numa final muito disputada, e apenas decidida no jogo de pares, as tenistas portuenses acabaram por se impor à Universidade de Lisboa, vencendo desta forma o título de campeã nacional universitária. Menos sorte tiveram as três equipas da U.Porto que se apresentaram na competição masculina, todas elas eliminadas logo na fase de grupos. A vitória foi para a U.Lisboa.

Já na sexta-feira, 14 de dezembro, a U.Porto deslocou-se ao Algarve para disputar o CNU de Xadrez rápidas individuais e por equipas. Duas provas que resultaram em duas medalhas. João Viterbo Ferreira, estudante da FCUP, derrotou o campeão em título, Rúben Pereira (U.Lisboa), amealhando o ouro para a U.Porto. Na competição por equipas, a U.Porto mostrou-se muito consistente e conseguiu alcançar a medalha de bronze por Jorge Viterbo Ferreira, Pedro Mendes, Lucas Silva (FCUP) e José Moreira (FADEUP). O título por equipas foi conquistado pela Universidade de Lisboa.

Estes resultados configuram um final de ano em beleza para a U.Porto e um bom prenúncio para o que resta de uma época desportiva em que a Universidade promete reforçar a liderança no desporto universitário em Portugal. Desde o início da época 2012/2013, a U.Porto pisou o pódio em todos os CNU’s em que participou.