O consórcio ICE (Innovation by Creative Economy), que tem a Universidade do Porto como leading partner, foi escolhido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) para implementar o EIT Culture and Creativity, a primeira Comunidade de Conhecimento e Inovação (KIC) do EIT para as áreas das Indústrias Culturais e Criativas (ICCs).

Esta iniciativa pioneira no contexto europeu vai iniciar operações em 2023 e terá como missão impulsionar a competitividade dos setores das Indústrias Culturais e Criativas (CCIs) e reforçar o seu papel como motores de prosperidade para a Europa. Para isso, contará com um financiamento superior a 300 milhões de euros (ao abrigo do programa Horizonte Europa), a aplicar ao longo dos próximos anos.

Para além da U.Porto, única instituição de ensino superior portuguesa parceira, o consórcio ICE, coordenado pela Fraunhofer (Alemanha), junta os saberes de mais 50 universidades, instituições de investigação, empresas, investidores e associações relevantes nos domínios das CCIs, de 20 países. Juntos, pretendem “desbloquear o valor latente dos setores e indústrias culturais e criativas para se tornar um pivot para a Transformação Verde, Digital e Social da Europa”.

De acordo com Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da U.Porto com os pelouros da Investigação e Inovação, o EIT Culture and Creativity pretende “ir de encontro à massa criativa instalada na Europa à roda das questões culturais e, nomeadamente, das indústrias criativas”. Nesse sentido, propõe-se a juntar os seus principais agentes num “conjunto de projetos que permitam impulsionar esta área do conhecimento na Europa”, em domínios como a formação, a investigação apoio à inovação e ao empreendedorismo.

“Uma porta aberta para projetos de grande alcance”

Com sede na Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha, o EIT Culture and Creativity terá seis escritórios subsidiários (Co-Location Centres) em Amesterdão, Barcelona, Bolonha, Helsínquia, Kosice e Viena. A estes centros regionais caberá fornecer serviços relevantes adequados às necessidades dos vários ecossistemas locais e regionais e grupos de partes interessadas, incluindo estudantes, startups, investidores e decisores políticos, mas também empresários, artistas, freelancers, inovadores sociais e agentes culturais.

Depois de ter assumido um papel importante durante o processo de candidatura (conduzido pela Reitoria, juntamente com a UPTEC e a Faculdade de Arquitetura), a U.Porto vai ter a responsabilidade, enquanto leading partner, de promover calls e outras iniciativas relacionadas com aquelas que são as “três linhas de ação principais” do projeto.

Uma dessas linhas, descreve Pedro Rodrigues, “tem a ver com o lançamento de projetos científicos voltados para a inovação (innovation driven projects) nas áreas das indústrias criativas. Já no campo da formação,  está previsto o lançamento de cursos e graus  “que visam melhorar as skills da comunidade que trabalha nesta área”. A estas juntar-se-ão ainda “outras ações mais business-oriented que vão mobilizar a indústria no terreno”.

Note-se que o EIT Culture and Creativity assume um relevância ainda maior num contexto em que as CCIs representam 5,5% do PIB total da UE e 6,2% da mão-de-obra da Europa, constituindo um dos principais motores do crescimento económico e da criação de emprego em todo o continente europeu. “Isto para a Universidade é muito importante.  Representa uma porta aberta para projetos de grande alcance, lado a lado com um conjunto de players importantes na área a indústrias criativas e da cultura”, reconhece Pedro Rodrigues.

Bernd Fesel, CEO interino do consórcio ICE, destaca por sua vez que “esta será uma Comunidade de Inovação Aberta: aberta a empresários, artistas, freelancers, inovadores sociais, agentes culturais”, E conclui: “Inovação e mudança são possíveis quando todos os atores – os grandes e os pequenos, com e sem fins lucrativos – se encontram a nível dos olhos em espaços de colaboração para enfrentar os desafios sociais prementes”.

Sobre as Comunidades de Inovação e Conhecimento

As Knowledge and Innovation Communities (KICs) do IET  são parcerias pan-europeias dinâmicas, compostas por empresas líderes, laboratórios de investigação e universidades, cae dedicadas À resolução de desafios globais prementes.

Atualmente, o EIT conta com nove KICs em áreas tão distintas como as alterações climáticas, a saúde ou as energias renováveis.