A Universidade do Porto, através do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), e com a colaboração da Faculdade de Ciências (FCUP), integra o consórcio do projeto europeu REPO4EU, uma Plataforma Europeia-Global para o Reposicionamento de Medicamentos, que conta com um financiamento de aproximadamente 600 mil euros.

REPO4EU é uma Plataforma Europeia-Global para o Reposicionamento de Medicamentos, conceito que consiste no uso de um medicamento já comercializado para o tratamento de outra(s) doença(s) com biomarcador similar. Trata-se assim de uma iniciativa baseada numa nova definição do conceito de “doença” que vai mais além que os sintomas para tentar entender e explicar quais os mecanismos subjacentes que as provocam.

“O objetivo é acelerar a implementação definitiva da medicina personalizada, deixando assim para trás tratamentos e medicamentos que, ao dia de hoje, são claramente ineficazes”, descreve Ana Sofia Carvalho, docente e investigadora do ICBAS e, ainda, coordenadora principal do projeto na U. Porto.

Neste consórcio, a Universidade é responsável pelo grupo de trabalho “Ethics, Legal and Social Aspects”, estando o ICBAS a trabalhar a componente ética e a FCUP a da privacidade e proteção de dados, com a colaboração do docente Luís Antunes, investigador no C3P – Centro de Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto.

Apresentação pública na Reitoria

No âmbito deste projeto, estão a ser organizados uma série de eventos em diferentes países europeus, para ter a oportunidade de interagir diretamente com todos os profissionais locais que trabalham ativamente no campo do reposicionamento de medicamentos.

Depois de duas paragens na Europa, é agora a vez de Portugal apresentar a iniciativa a investigadores, PMEs e startups, profissionais de saúde e administração pública.

A apresentação pública do projeto terá lugar no próximo dia 19 de abril, às 16h00, na Reitoria da U.Porto. A entrada no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Para quem não puder estar presente, haverá também a opção de assistir e participar online, bastando para isso selecionar essa opção no formulário.