À espera dos visitantes da Mostra vão estar mais de 100 atividades interativas de experimentação e demonstração científica. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

É já esta quinta-feira, dia 20 de abril, que a Mostra da Universidade do Porto 2017 vai abrir portas no Pavilhão Rosa Mota (Palácio de Cristal). Até domingo são ali esperadas mais de 15.000 pessoas de todas as idades, interessadas em conhecer as mais recentes descobertas científicas e inovações tecnológicas da U.Porto ou ajudar os mais novos da família a descobrir vocações e escolher o seu futuro curso universitário.

De 20 a 23 de abril, todo o público pode experimentar o trabalho realizado pela U.Porto em áreas científicas tão distintas como a medicina ou as artes. Tudo isto através de mais de 100 atividades interativas de experimentação e demonstração científica que são disponibilizadas gratuitamente a todo o público pelas faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto.

Num único local será assim possível realizar um exame clínico oral com os estudantes de Medicina Dentária ou experimentar uma aula de desenho e pintura com a comunidade de Belas Artes. Ou ainda procurar sinais de trânsitos planetários utilizando dados reais da missão Keppler da NASA e experimentar o PiTank, um jogo interativo de robôs projetado num cenário virtual.

Mais de uma centena atividades e experiências que estarão disponíveis a todos os que passarem pelo Palácio de Cristal durante a próxima semana, dinamizadas por cerca de 300 professores, investigadores e estudantes da Universidade do Porto, que estarão disponíveis para esclarecer todas as dúvidas em torno dos programas curriculares, saídas profissionais e outras informações sobre os cursos disponíveis na U.Porto.

Até ao momento, mais de 7.000 alunos de 85 escolas do ensino secundário de todo o país estão já inscritos para visitas de estudo à Mostra da Universidade do Porto apenas nos primeiros dois dias do evento, aos quais se juntarão milhares de famílias que habitualmente preenchem o Pavilhão Rosa Mota durante o fim-de-semana.

De facto, a Mostra da U.Porto não se esgota no público do ensino básico e secundário, já que os visitantes de todas as idades que queiram prosseguir os seus estudos superiores podem também explorar todas as opções de formação da Universidade do Porto, desde pós-graduações a mestrados ou doutoramentos.

A Mostra da Universidade do Porto tem entrada livre e está aberta a todo o público no seguinte horário: quinta e sexta das 10h00 às 19h00, sábado das 11h00 às 20h00 e domingo das 11h00 às 19h00.

Mais informações em www.mostra.up.pt.