As duplas feminina e masculina alcançaram ambas o 9º lugar para Portugal

A Universidade do Porto esteve muito bem representada na seleção portuguesa que disputou o Mundial Universitário de Voleibol de Praia que se disputou de 12 a 16 de setembro, na cidade brasileira de Maceió.

Joana Resende, estudante da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), e Sebastião Alves, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP), foram os atletas da U.Porto escolhidos pela Federação Académica de Desporto Universitário e pela Federação Portuguesa de Voleibol para representar o país na competição.

O balanço foi positivo para ambas as duplas, que alcançaram um honroso nono lugar para Portugal. “Este mundial previa-se bastante competitivo e assim foi. As duplas que aqui competiram participam sempre no circuito mundial de voleibol de praia e estão bastante habituados a estes palcos, por isso, tendo em conta o nível competitivo, penso que o nono lugar foi bastante positivo”, revela Joana Resende. A dupla composta pela estudante da U.Porto e por  Tânia Oliveira venceu dois jogos e perdeu quatro.  Já a dupla Sebastião Alves e Januário Silva, venceu três jogos e também perdeu quatro.

Nesta competição estiveram também presentes para a protocolar passagem da bandeira, os representantes da organização do próximo Mundial Universitário de Voleibol de Praia, que vai ser levada a cabo da Federação Académica do Porto (FAP), Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto (IPP) e será em 2014 no Porto. Para Daniel Vieira, secretário-geral da organização, a passagem pelo Brasil “serviu para estar por dentro de uma organização desta magnitude e tirar bastantes ilações acerca do que fazer em 2014 e afinar os pormenores menos positivos”.

Recorde-se que é já em 2013 que a Universidade do Porto, a FAP e o IPP, coorganizam o Europeu Universitário de Voleibol de Praia, que antecede o Mundial Universitário de Voleibol de Praia em 2014.