A U.Porto Fest está de regresso para mais uma edição que promete um dia recheado de atividades desportivas e culturais para toda a comunidade da Universidade do Porto e, em especial, para os seus antigos estudantes e respetivas famílias. Este ano, o evento organizado pela Unidade Alumni U.Porto convida à participação em workshops, atividades desportivas, espetáculos de teatro e de música, entre outras atividades a decorrer no dia 1 de julho, no Estádio Universitário do Porto.

Depois de uma primeira edição que juntou no Campo Alegre dezenas de atuais e antigos membros da Universidade numa grande “festa de família”, esta segunda edição da U.Porto Fest volta a constituir-se um momento privilegiado para reunir antigos colegas e amigos, recuperar memórias e revisitar tempos marcantes na vida dos, agora, Alumni.

“Este evento é mais um momento de consolidação da comunidade Alumni e de fortalecimento dos laços que unem os membros da comunidade à Universidade do Porto”, refere Olívia Pestana, Pró-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros das Infraestruturas Culturais e dos Alumni.

Pensado para agradar um público “dos 8 aos 80”, o programa da festa tem início às 09h30 e vai prolongar-se até às 20h30, em vários espaços do Estádio Universitário.

Na “casa” do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), caberá aos instrutores do Centro liderar um programa alargado de atividades desportivas, onde não faltarão a esgrima medieval, tai chi, tiro com arco, jogos tradicionais e prova de orientação em família.

Para os amantes de arte, a U.Porto Fest 2023 traz uma Oficina de Pintura onde as técnicas de pintura aplicadas a um objeto artístico estarão ao serviço da imaginação. Haverá, também, uma visita ao Instituto Pernambuco onde os participantes do evento terão a oportunidade de contactar com a cultura pernambucana e brasileira.

O programa oferece ainda um conjunto de atividades pensadas para os mais jovens. Ao longo do dia, as famílias são convidadas a fortalecerem o contacto com o teatro, a música, dança e história, num momento de valorização das artes. Pelo meio, podem ainda usufruir de um espaço com jogos de tabuleiro, insufláveis e a novidade deste ano: um simulador de kart.

O dia não podia terminar sem a atuação de alguns dos mais emblemáticos organismos académicos culturais da U.Porto, nomeadamente o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP), a Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto (AAOUP), o Orfeão Universitário do Porto (OUP) e as Tunas Veteranas e Quarentunas do Porto, Coimbra e Galiza.

O encerramento da U.Porto Fest 2023 ficará por conta dos U’ Go – 20th Aniversary Tour (Trio), uma banda que apresenta um género musical que se enquadra numa fusão de Rock e Funk.

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade U.Porto – incluindo Alumni e respetivas famílias, docentes, investigadores e técnicos atualmente em funções ou aposentados -, mas sujeita a inscrição prévia e limitada à lotação do espaço.

Mais informações através do e-mail [email protected].