O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP), a Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) são três das instituições parceiras do consórcio FeedMi, um projeto que visa desenvolver ferramentas para otimizar a produção de peixe em sistemas de aquacultura de recirculação à escala industrial.

Tendo como grande objetivo a criação de um conjunto de ferramentas nutricionais e de maneio para otimizar a produção de linguado e outras espécies à escala industrial, em sistemas de aquacultura em recirculação, o projeto FeedMi vem responder às preocupações de qualidade dos produtos de aquacultura, quer no que diz respeito à qualidade nutricional e bem-estar das espécies, como da sustentabilidade das produções.

Dentro desta “caixa de ferramentas” está, por exemplo, o desenvolvimento de dietas funcionais para larvas e juvenis de linguado e dourada que melhorem a sua imunocompetência e que promovam a resistência ao stress e a bactérias patogénicas. Serão ainda desenvolvidos modelos informáticos que permitam a adaptação das dietas às necessidades nutricionais destas espécies, bem como a otimização da qualidade da água e modulação do biofiltro microbiano, de forma a promover o bem-estar animal e a sustentabilidade ambiental destes sistemas de aquacultura.

O papel do CIIMAR

O consórcio FeedMi é coordenado pela empresa SPAROS Lda. e, para além das três entidades da U.Porto, integra parcerias com a empresa Safistela S.A. (grupo SEA8), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No caso específico do CIIMAR, o papel neste consórcio inclui a investigação do sistema imunológico dos peixes, mas também a monitorização da qualidade da água no sistema de recirculação da aquacultura e a otimização do funcionamento do biofiltro através da modulação das suas comunidades microbianas. Um trabalho que será partilhado entre os investigadores Benjamin Costas, Ana Paula Mucha, Catarina Magalhães e Cláudia Serra, que desenvolvem investigação nas áreas de Aquacultura e Biotecnologia.

Segundo a investigadora Ana Paula Mucha, do CIIMAR, “estas parcerias com a indústria são muito relevantes para o CIIMAR de forma a alinhar as nossas atividades de investigação com as necessidades das empresas, e neste caso em particular viabilizar a implementação de práticas sustentáveis de cultivo de peixes”

Já o coordenador do projeto, Luis Conceição (SPAROS), acrescenta que “esperamos melhorar o nosso conhecimento sobre efeitos da nutrição no sistema imune dos peixes, e assim lançar novos produtos no mercado no final do projeto”.

O projeto inclui ainda o trabalho de dois estudantes de Doutoramento (Diana Almeida e Carla Teixeira) que estão atualmente a desenvolver trabalho de interface entre as empresas e as entidades de investigação parceiras no projeto, numa perspetiva inovadora sobre a aplicabilidade e rentabilização dos resultados da investigação.

O projeto FeedMi é financiado pelo Compete 2020, CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.