“Organização e vontade”. São esses os “segredos” da equipa da Universidade do Porto que se sagrou, este domingo, unodecacampeã nacional universitária de Atletismo Pista Coberta, com 12 medalhas conquistadas – 4 de ouro, 3 de prata e 5 de bronze.

Foi no Altice Fórum Braga que a equipa da U.Porto voltou a fazer história ao receber o seu 11.º troféu consecutivo no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Coberta, que este ano contou com a presença de cerca de 300 estudantes atletas de 18 instituições de ensino superior.

Entre os 49 estudantes atletas que integraram a comitiva da U.Porto, destacaram-se os campeões nacionais universitários individuais: Catarina Queirós (FCUP) nos 60m barreiras, Cláudia Rodrigues (ICBAS) no Salto em Altura, João Cruz (FEUP) nos 3000m, e ainda, na estafeta de 4x200m, Gonçalo Rocchi (FEUP), Pedro Matos (FLUP), João Araújo (FEP) e Pedro Silva (FADEUP).

A Equipa de estafeta 4x200m masculina conquistou o primeiro lugar. (Foto: DR)

Subiram ainda ao segundo lugar do pódio os estudantes Pedro Silva (FADEUP), na prova dos 60m, Ana Leite (FCUP), no Salto em Altura, e Raquel Pimentel (FADEUP), na Marcha.

As cinco medalhas de bronze pertenceram a João Araújo (FEP) no Salto à Vara, João Duarte (FCUP) no Salto em Altura, Laura Regalado (FCUP) nos 3000m, Elsa Gomes (FADEUP) no Salto em Altura e Leonor Suzano (FCUP) no Salto à Vara.

Raquel Pimentel conquistou a medalha de prata na prova de Marcha (Foto: DR)

“Todos a quererem ganhar e fazer história!”

Esta equipa da U.Porto já conta com mais de uma década de história no Atletismo. E qual é o segredo para o sucesso? “A organização de base com o Centro de Desporto da U.Porto e a equipa técnica”, aponta o treinador Pedro Guimarães. E é essa história que faz com que os estudantes, quando ingressam na U.Porto, já procurem esta equipa e como fazer parte dela.

Para preparar uma prova destas, Pedro Guimarães explica que é necessário haver uma boa comunicação com os clubes dos atletas. “Mal saem as datas da prova, informo os atletas e treinadores dos seus clubes, de forma a que esta competição faça parte do plano competitivo e dos seus objetivos da época”, explica.

Mas o que é realmente importante é a vontade dos estudantes em representar a U.Porto “Eles já nos procuram porque querem fazer parte de uma equipa diferente, ainda agora tivemos cerca de 50 atletas a competir, em que durante o ano competem uns contra os outros nos seus clubes e neste momento fazem todos parte da mesma equipa, da mesma união, a quererem ganhar e fazer história, como eles próprios dizem”, remata o treinador da U.Porto.

A equipa de Atletismo da U.Porto volta a juntar-se já no próximo sábado, para participar no CNU de Corta-Mato, na Figueira da Foz.