A equipa de Atletismo da Universidade do Porto conquistou 21 medalhas no CNU de Atletismo Pista Ar Livre. (Foto: DR)

A equipa da Universidade do Porto conquistou este fim-de-semana, e pela 11.ª vez consecutiva, o título de campeã nacional universitária de Atletismo Pista Ar Livre.

Disputado no Estádio Municipal de Leira, o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre reuniu os melhores estudantes atletas de 33 instituições de ensino superior portuguesas. No final, a delegação da U.Porto, orientada pelo treinador Pedro Guimarães e composta por 32 estudantes, confirmou o favoritismo, ao arrecadar 21 medalhas, incluindo cinco de ouro, oito de prata e oito de bronze.

A competição incluiu 38 provas, tendo a U.Porto subido ao pódio na maior parte delas. O destaque vai para os campeões nacionais universitários, Beatriz Baptista (Salto à Vara), Carlos Nascimento (200m), Juliana Rei (Lançamento do peso), Cláudia Ferreira e Álvaro Pereira (Lançamento do Dardo feminino e masculino).

Ao segundo lugar do pódio subiram oito estudantes. Foram eles: Ana Ricardo e Gonçalo Rocchi (400m barreiras feminino e masculino), José Sucena (Lançamento do Dardo), Juliana Rei (Lançamento do Disco), Pedro Silva (100m), Laura Regalado (5000m) e Mariana Novo (Salto em comprimento).

A comitiva da U.Porto conquistou ainda oito medalhas de bronze por Mariana Novo (Triplo Salto), José Sucena (Lançamento do Disco), Elsa Gomes (Salto em Altur), Jorge Aido (800m e 1500m), Francisca Villas-Boas (Salto à Vara) e João Duarte (Triplo Salto e Salto em Altura).

A nível coletivo, o pódio deste CNU de Atletismo Pista Ar Livre ficou completo com a presença das delegações da Universidade Nova de Lisboa (2.º lugar) e da Associação Académica de Coimbra (3.º lugar).