Pré-CINANIMA 2016No ano em que comemora 40 anos de existência, é na Universidade do Porto que o CINANIMA dá início a mais uma edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. Durante quatro noites de outubro, sempre às 21h30, o Auditório do Edifício Histórico da Reitoria volta assim transformar-se numa sala de cinema com entrada gratuita e aberta a toda a população.

A primeira sessão do Pré-Festival CINANIMA 2016, agendada para dia 7 de outubro, será dedicada aos Premiados de 2015  e apresentará uma seleção de algumas das curtas-metragens vencedoras na Edição passada. “Dans Les Eaux Profundes”, de Sarah Van den Boom, Edmond, de Nina Gantz, e Gaiola de Vento, de Marco Costa são alguns dos filmes que vamos poder ver.

Na sexta-feira seguinte, dia 14, o Cartoon D’Or – programa que contempla os filmes finalistas do Prémio para a Melhor Curta-metragem Europeia – vai trazer à baixa do Porto os filmes finalistas do Prémio para a Melhor Curta-metragem Europeia.  O alinhamento inclui propostas como “Sous tes Doigts”, de Marie-Christine Courtès, Machine,  de Sunit Parekh-Gaihede, e Peripheria de David Coquard-Dassault. A noite termina com Yúl e a Serpente, de Gabriel Harel.

Dia 21, o CINANIMA traz à Reitoria Filmes da Escola “The Animation Workshop” – Dinamarca -, com o best of realizado pelos jovens alunos dinamarqueses desta escola. Por último, no dia 28, será apresentada uma seleção de filmes do 3D Wire – Festival de Animação no dia 28 -, que reflete a melhor e mais recente produção de cinema de animação espanhola.

Com esta iniciativa o CINANIMA pretende dar a conhecer a diversidade de técnicas utilizadas por diferentes países, e mesmo por diferentes produtoras do mesmo país.

Este é o terceiro ano em que o Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho e a Universidade do Porto unem esforços na promoção e divulgação do cinema de animação.

A edição 2016 do CINANIMA vai ter lugar de 7 a 13 de novembro próximo, em Espinho.