A Universidade do Porto foi a grande dominadora da competição masculina do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Ténis Equipas 2022, que decorreu nos dias 2 e 3 de março em Lisboa.

Numa competição que reuniu mais de 80 estudantes-atletas de nove instituições de ensino superior de todo o país, as duas equipas da U.Porto fizeram valer a sua força ao conquistar as medalhas de ouro e de prata, garantindo assim mais um título nacional universitário para a Universidade.

A equipa U.Porto 1, composta por Bernardo Teixeira (FEP), Afonso Viana (FEP) e João Gonçalves (FEUP), carimbou a passagem à final após eliminar as formações da Universidade, Nova 2 e da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST).

Já a U.Porto 2, constituída pelos estudantes João Valdoleiros (FEUP), Manuel Pinheiro (FEUP), João Ribeiro (FEUP) e José Vieira de Carvalho (FEUP). eliminou, sucessivamente, a AEIST 2, a Universidade Nova 1 e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior.

Garantido o título universitário, restava saber qual das equipas traria a medalha de ouro para a Universidade. Após uma final onde a emoção foi a nota dominante, a vitória acabaria por sorrir à U.Porto 1, que se impôs num renhido «super tiebreak» (10-8).