A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), em colaboração com a Faculdade de Belas Artes (FBAUP), vai assinalar, no próximo dia 30 de junho, quinta-feira, o Dia do Asteroide, numa comemoração conjunta entre Portugal e Angola. As celebrações desta efeméride têm início marcado para as 14h00 e vão decorrer online.

“Este ano, teremos a participação, para além de um leque de entidades angolanas ligadas ao ensino e divulgação da ciência, do Dr. Guilherme Kavela, da Direção Municipal da Educação, Ciência e Tecnologia de Benguela, da Professora Conceição Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Física, e do Dr. Kerllen Costa, diretor Nacional do Projeto da Vida Selvagem do Okavango da National Geographic, NGOWP”, apresenta Teresa Seixas, docente da FCUP e uma das organizadoras do evento.

O programa conta com o lançamento do ebook “Dia do Asteroide Portugal – Angola – Livro de Resumos, 2021″, a apresentação de trabalhos sobre asteroides e o sistema solar realizados por estudantes das escolas da província de Benguela e uma mesa redonda sobre possíveis atividades de ensino e de divulgação na área da exploração espacial nas escolas (2.º e 3.º ciclos) portuguesas e angolanas.

Os coordenadores do Dia do Asteroide Portugal são Manuel Silva e Teresa Seixas, docentes do Departamento de Física e Astronomia da FCUP e do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra.

Em Angola, estão à frente desta iniciativa, Guido Prego, do Instituto Superior Politécnico de Benguela da Universidade Katyavala Bwila, e Isata Lemba, do Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharias e Tecnologias da Universidade do Namibe.

O Dia Internacional do Asteroide foi declarado pelas Nações Unidas, em 2016, como um dia de educação global para uma maior consciencialização acerca dos asteroides.