CNU de Voleibol de Praia 2015 | Filipe Pinto (ICBAS) e Francisco Fabião Rocha (FBAUP)

Filipe Pinto e Francisco Fabião Rocha são os novos detentores do título nacional universitário masculino.

A Universidade do Porto sagrou-se no passado dia 22 de maio campeã nacional universitária absoluta de Voleibol de Praia, ao conquistar as competições feminina e masculina do Campeonato Nacional Universitário (CNU) da modalidade, que se disputou nos campos de areia do Centro Desportivo do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

No setor masculino, Filipe Pinto (ICBAS) e Francisco Fabião Rocha (FBAUP) impuseram-se entre as 28 duplas participantes, arrebatando assim o seu primeiro título nacional universitário . No feminino, Ana Monteiro (FCNAUP) e Rosa Couto (FFUP) foram a dupla mais forte entre as 16 que passaram pelas areias do IPP. Para a atleta da FFUP, tratou-se do segundo título consecutivo depois da vitória em 2013/2014, então ao lado de Sofia Lima (FMDUP).

CNU de Voleibol de Praia 2015 | Ana Monteiro (FCNAUP) e Rosa Couto (FFUP)

Rosa Couto (à dir.) revalidou o título feminino ao lado de Ana Monteiro. (Foto: CDUP-UP)

Ambas as duplas vão agora representar a Universidade do Porto no Europeu Universitário de Voleibol de Praia, que se realiza em junho, no Chipre.

Para além das duas equipas vencedoras, a U.Porto esteve representada no CNU de Voleibol de Praia pelas duplas José Tomás Silva (FMUP) / Francisco Ferreira (FEUP), Luís Gomes (FEUP) / Fernando Silva (FEUP) e Beatriz Santos (FEUP) / Filipa Beirão (FEUP).

Nove medalhas no Taekwondo e na Esgrima

Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Taekwondo 2015

Delegação da U.Porto que participou no Campeonato Nacional Universitário de Taekwondo.

A U.Porto viajou este sábado (23 de maio) até Vila Real para disputar o Campeonato Nacional Universitário de Taekwondo. A participação da delegação liderada por Pedro Póvoa saldou-se em mais quatro medalhas – duas de prata e duas de bronze – para o medalheiro da Universidade.

O destaque vai para Bárbara Fernandes, estudante da FMDUP e vencedora da medalha de prata na categoria -62kg e do bronze na prova de Técnica (Kup individual feminino), logo atrás de Daniela Magalhães, estudante da FADEUP que se sagrou assim vice-campeã nacional. No masculino, José Marques (FEUP) conquistou a medalha de bronze na categoria -68kg.

O fim-de-semana desportivo encerrou com a participação da U.Porto no CNU de Esgrima, que decorreu no dia 24 de maio,  em Lisboa. Na prova de Sabre, Miguel Lajoso (FEUP) venceu a medalha de prata, e na Espada, João Roque (FEUP) alcançou a medalha de bronze. Na competição de Florete, Maria Sofia Gouveia (FBAUP) venceu a medalha de prata e, no masculino, João Roque e Miguel Lajoso foram ambos medalhas de bronze.

As seleções da U.Porto continuam em competição e a disputar um lugar nos Campeonatos Europeus Universitários. Esta semana, nos dias 25 e 26 de Maio, a U.Porto está na Covilhã a disputar o CNU de Futebol 7 Feminino e Masculino.