Mais de 39 mil luvas, cerca 4600 máscaras e outros materiais de proteção individual foram recolhidos entre as faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto, para doar aos Hospitais de São João e de Santo António, duas das unidades de saúde que lutam diariamente para combater a pandemia de COVID-19.

Ao todo são mais de 436 mil artigos – entre batas, proteção de calçado, proteção ocular, toucas, luvas, máscaras e fatos de proteção integral – cedidos pelas diferentes faculdades e centros de investigação da U.Porto.

As 320 caixas de material foram entregues aos Hospitais de São João e de Santo António para os profissionais de saúde que lá trabalham. (Foto: U.Porto)

“Uma resposta fantástica”

A doação partiu de uma lista de necessidades previamente identificadas pelos dois hospitais centrais do Porto. Daí partiu-se para o pedido de todos os materiais de proteção pessoal disponíveis nos laboratórios de várias faculdades e e centros de investigação da U.Porto. E mesmo numa altura em que atividades letivas presenciais estão suspensas, a mobilização foi imediata…

“Tivemos uma resposta fantástica, tendo em conta que muitas pessoas estão em casa e as instituições estão a meio gás. O material foi recolhido na Reitoria, na Casa Comum (que melhor sítio!), inventariado, etiquetado, acondicionado e dividido em lotes iguais para os dois hospitais”, explica Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da U.Porto com o pelouro da Investigação.

Entre os “doadores” incluem-se as faculdades de Medicina Dentária (FMDUP), de Ciências (FCUP), de Desporto (FADEUP), de Engenharia (FEUP), de Farmácia (FFUP), e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), bem como o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO).

“Acho que temos de estar orgulhosos por pertencermos a uma Universidade que, em menos de três dias, conseguiu, numa altura particularmente difícil, dar resposta à solicitação dos nossos hospitais centrais e dar o seu contributo para a luta contra a pandemia”, refere Pedro Rodrigues.

O material recolhido – e condicionado em 320 caixas – foi entregue esta sexta-feira (20 de março) aos dois hospitais, esperando-se que ajudem todos aqueles que estão mobilizados para o combate à COVID-19.

O material foi recolhido entre faculdades e centros de investigação laboratoriais da Universidade do Porto. (Foto: U.Porto)

O que está a ser feito?

Recorde-se que U.Porto ativou, no passado dia 5 de março, um Plano de Contingência – com efeitos imediatos em todas as unidades constitutivas – de forma minimizar os riscos de transmissão da COVID-19 no seio da comunidade académica.

No âmbito deste plano elaborado por uma Task-Force nomeada pelo Reitor, foi também lançado um website no qual vão sendo emitidos comunicados regulares com as medidas e recomendações de atuação para os membros da comunidade académica.

Recentemente, a Universidade do Porto, através das suas redes sociais, tem apresentado algumas “dicas” para apoiar todos os membros da comunidade que estão em casa, por tempo indeterminado. Entre treinos online gratuitos e recomendações para potenciar a produtividade, várias são as sugestões apresentadas.