Nutriciência, 20º Congresso Português da Obesidade

As nutricionistas e investigadoras da FCNAUP Patrícia Padrão e Carla Almeida receberam o prémio durante o 20.º Congresso POrtuguês de Obesidade, realizado no Porto. (Foto: DR)

O Nutriciência, um projeto da Universidade do Porto que visa contribuir para melhorar os hábitos alimentares das famílias portuguesas, conquistou o prémio de melhor trabalho na área da Pediatria, atribuído no âmbito do 20.º Congresso Português da Obesidade, que decorreu no Porto, entre os dias 18 e 20 de novembro, com o tema “Obesidade, uma Prioridade”.

O projeto da Universidade do Porto, que está já na sua segunda fase, foi apresentado pela nutricionista Carla Almeida, numa comunicação intitulada “Nutritional literacy web-based intervention: the Nutriscience project”.

O Nutriciência tem como grande objetivo  aumentar a literacia em nutrição junto de cerca de 4.000 crianças, suas famílias e educadoras de dezenas de Misericórdias portuguesas de norte a sul do país, através de um conjunto de estratégias inovadoras, com base numa plataforma web e em dispositivos móveis.

Nutriciência

= Nutriciência procura chegar ao seu público-alvo através de recursos inéditos e visualmente atrativos.

Com o lema “Jogar, Cozinhar, Aprender”, o Nutriciência comunica com o seu público-alvo através de recursos inéditos e visualmente atrativos, como bandas desenhadas, vídeos, dicas e receitas saudáveis, bem como do jogo TuttiNutri, recentemente lançado.

Coordenado por José Azevedo, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o projeto é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar que inclui, ainda, a Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação (FCNAUP) e a Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, a RTP e a Universidade de Oslo.

O Nutriciência é um projeto financiado pelo Programa EEA Grants, com o apoio do Serviço Nacional de Saúde (SNS), da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e do Programa Iniciativas em Saúde Pública.

Mais informações em https://nutriciencia.pt/.