O Dia do Voluntário da U.Porto vai homenagear os mais de 2500 membros da comunidade académica que participam em projetos de voluntariado promovidos ou apoiados pela Universidade. (Foto: DR)

São centenas de estudantes da Universidade do Porto e, diariamente, dedicam algum do seu tempo livre a ser voluntários. Desde projetos com idosos, ao apoio escolar a crianças, até à recuperação de casas ou formações, são mais de 20 os projetos de voluntariado criados ou apoiados dentro da U.Porto. Em jeito de homenagem àqueles que se dedicam a ajudar os outros, a Universidade vai distinguir, no Dia do Voluntário da U.Porto 2018 – celebrado a 5 de dezembro, na Reitoriasete estudantes com o galardão “Dia do Voluntário”.

Este galardão será entregue aos voluntários que mais se destacaram, no ano letivo 2017/2018, pelo trabalho desenvolvido em áreas tão variadas como o combate ao abandono e insucesso escolar, o acompanhamento de idosos, a recolha de alimentos, o apoio a animais abandonados, entre outras. Tendo em conta critérios como a versatilidade, a regularidade, a responsabilidade e o acompanhamento, serão distinguidos estudantes de sete associações/organizações: a Cura+, a Casa Museu Abel Salazar, o GEV – Grupo de Estudantes Voluntários da FDUP, o Museu de História Natural e Ciência da U.Porto, o Voluntariado da FADEUP, a Solidarity Soul e a VO.U. – Associação de Voluntariado Universitário.

A entrega do prémio “Dia do Voluntário” será, contudo, apenas um dos momentos que, ao longo do dia, (entre as 09h00 e as 18h00) vão celebrar o voluntariado na Universidade. Sob o tema  “Cidade do Porto: uma cidade solidária?”, o Dia do Voluntário da U.Porto 2018 inclui também uma manhã dedicada a conferências,  com a participação de individualidades ligadas ao voluntariado e à Universidade.

A primeira sessão será dedicada aos desafios e apoios ao voluntariado e vai juntar Vitor Baltazar Dias, do IPDJ, Raquel Rebelo, da organização Médicos do Mundo e Manuel Maio, da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social. Pelas 11h30, será a vez de Isabel Menezes, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto, José Lopes Batista, da União das IPSS do Porto, e Agostinho Cesário Moreira, da Rede Europeia Anti-Pobreza, se encontrarem para debater os novos desafios do voluntariado no contexto da cidade e da Universidade.

Em paralelo, a Praça Gomes Teixeira recebe uma Feira de Voluntariado, na qual mais de 25 projetos da U.Porto, e não só, terão a oportunidade de se apresentar à cidade e à Universidade. Entre elas contam-se Ajudaris – Associação de Solidariedade Social, AIESEC, FEP Solidária AEFEP, G.A.S.Porto – Grupo de Ação Social do Porto, Associação Helpo, Bebés de S. João, entre outros.

Os eventos integrados no Dia do Voluntário da U.Porto 2018 são abertos a toda a comunidade. No caso das conferências, a participação é livre, mas sujeita a uma inscrição prévia,  através do e-mail [email protected].