A Universidade do Porto vai começar a disponibilizar, ainda durante o mês de setembro, mais de 100 bicicletas elétricas para uso dos estudantes, docentes, investigadores e restantes funcionários. A iniciativa assinala o arranque de mais uma edição projeto U-Bike, o programa pioneiro de incentivo à atividade física no ensino superior.

Os interessados em alugar uma U-Bike deverão preencher o formulário de inscrição online e, depois, seguir as instruções enviadas por e-mail.

Uma vez atribuída a bicicleta, e para permanecerem com a sua U-Bike durante a totalidade do tempo atribuído na candidatura (3 meses, 4 a 6 meses, 7 a 9 meses,  ou 10 a 12 meses), os utilizadores deverão utilizá-la no seu dia-a-dia, de forma a perfazer uma média diária mínima de sete quilómetros. Para o efeito, todos os quilómetros são monitorizados por uma plataforma que permite controlar todos os indicadores , nomeadamente o impacto ambiental positivo do projeto.

O aluguer está disponível para períodos entre 3 e 12 meses e inclui a bicicleta elétrica, as manutenções preventivas a cada três meses e sempre que necessário, o seguro, comunicações GPS e acesso à aplicação U-Bike e o kit de utilizador com cadeado e capacete.

Com um preço base de 20 euros/mês, o valor do aluguer diminui à medida que a duração  aumenta, podendo a mensalidade chegar aos 12 euros.

O início da entrega das bicicletas elétricas está previsto para o dia 20 de setembro.

As condições gerais do projeto podem ser consultadas em no site do Cnentro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Sobre o Projeto U-Bike

Lançado em 2017, o Projeto U-Bike é uma iniciativa pioneira no quadro do ensino superior português que junta a Universidade do Porto e mais 14 instituições nacionais. O objetivo passa por colocar mais de 3 200 bicicletas na estrada e, deste modo, estimular a prática de exercício físico entre os estudantes universitários (e não só), bem como ajudar a diminuir a utilização de transportes emissores de gases poluentes.

O projeto é co-financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso dos Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Mais informações em www.cdup.up.pt/ubike ou através do email [email protected].