Ulf-Daniel Ehlers, docente da professor da Baden-Wurttemberg Cooperative State University Karlsruhe, será o orador convidado da edição 2018 do Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica. (Foto: DR)

Ulf-Daniel Ehlers, professor da Baden-Wurttemberg Cooperative State University Karlsruhe nas áreas da Gestão da Educação e da Aprendizagem ao Longo da Vida e especialista em Transformação Digital no setor da Educação, será o orador convidado da edição 2018 do Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto, que irá realizar-se a 6 de fevereiro, entre as 10h30 e as 18h30, no Salão Nobre da Reitoria.

Inserido no Programa “Promover a Excelência Pedagógica na Universidade do Porto”, o workshop, que vai na sexta edição, tem por objetivo apresentar palestras de interesse na área pedagógica, divulgar exemplos de boas práticas e promover a melhoria dos modelos educativos aplicados nos cursos e unidades curriculares da Universidade do Porto.

Com entrada livre, mas de inscrição prévia obrigatória, o workshop dá aos docentes da Universidade do Porto a oportunidade de partilharem e conhecerem exemplos de novos métodos de ensino e de práticas pedagógicas inovadoras dos seus pares e de professores de outras instituições de ensino superior.

Aliás, após a sessão de abertura protagonizada pelo Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto, Fernando Remião, o workshop irá prosseguir com a apresentação de experiências pedagógicas inovadoras a decorrer nas duas universidades parceiras do consórcio UNorte.pt. Manuel João Costa, da Universidade do Minho, e José Paulo Cravino, da UTAD, vão apresentar os projetos “Inovar na “pole position”: uma abordagem curricular à transição para o ensino superior” e “Start small – experimentar em pequena escala”, respetivamente.

Workshop é um momento de partilha de boas práticas para a promoção da melhoria dos modelos educativos na Universidade do Porto.

A parte restante do programa da manhã será dedicada à apresentação e debate dos artigos submetidos ao Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto nos últimos dois anos que acabam de ser publicados como suplemento especial da revista “Educação, Sociedade & Culturas”. A apresentação estará a cargo de Paula Queirós, docente da FADEUP que conquistou o Prémio de Excelência Pedagógica em 2017.

O período da tarde arrancará precisamente com a intervenção de Ulf-Daniel Ehlers, intitulada “Transforming higher education – myth and realities of digital higher education”. O especialista alemão irá abordar os desafios que a crescente digitalização da sociedade coloca a docentes, estudantes e instituições de ensino superior, com a perspetiva de apontar estratégias que transformem estes desafios em oportunidades de enriquecer e melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

O restante programa do Workshop será inteiramente dedicado à discussão sobre os 10 Projetos de Inovação Pedagógica da U.Porto selecionados para apresentação neste Workshop pelo júri do respetivo concurso de financiamento. Recorde-se que este concurso distingue as melhores de inovação pedagógica criadas pelos docentes da U.Porto com a atribuição de um valor máximo de 1.000 euros para desenvolvimento de atividades que promovam a melhoria do ensino e aprendizagem. Na edição de 2018 foram aprovados 16 projetos para financiamento do valor total solicitado, sendo que 10 destes projetos foram selecionados para apresentação pública.

Após a entrega dos diplomas aos autores dos 16 Projetos de Inovação Pedagógica, caberá ao Vice-Reitor da U.Porto para a Formação e Organização Académica, Pedro Nuno Teixeira, encerrar os trabalhos com a sua intervenção.

Como referido anteriormente, a participação no “Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica” é gratuita, mas de inscrição prévia obrigatória através deste formulário online.