Nasceu em garagens, cafés e na noite e pouco tempo depois veio transformar os sons e cultura da cidade. É sobre o rock portuense dos anos 70 e 80 que se vai falar (e ouvir) esta quinta-feira, dia 17 de outubro, às 21h30, na Casa Comum (Reitoria da Universidade do Porto).

Orlando Mesquita, da King’s Fisher Band, Sérgio Castro, dos Arte & Ofício e Trabalhadores do Comércio, e Vítor Rua, dos Telectu e fundador dos GNR, são os convidados da próxima edição “Paula Guerra à conversa com…“. Os três representam uma geração de artistas do rock e é sobre ela que vão falar com a docente e investigadora do Departamento de Sociologia na Faculdade de Letras da U.Porto.

King Fisher’s Band (Bando do Rei Pescador) ficou conhecida, na década de 70, por ser uma banda portuense de “covers” de folk-rock. Na década de 80, o grupo liderado por Orlando Mesquita começou a publicar alguns originais, como “Maria Alice”.

Sérgio Castro é um dos fundadores dos Trabalhadores do Comércio. Fundada em 1980, a banda rapidamente ficou conhecidos pelo humor e tom das letras de canções como Chamem a Polícia, De manhã eu vou ao Poum ou Taquetinho ou Lebas nu Fucinhu

Foi também no início da década de 80 que Vítor Rua, em conjunto com Alexandre Soares e Tóli César Machado, fundou o Grupo Novo Rock (GNR). Enquanto guitarrista da icónica banda portuense (até 1983), ficou ligado a temas como Portugal na CEE ou Sê Um GNR.

A entrada é livre.