Será que a única forma de resposta à pandemia está no recurso a desenvolvimentos altamente tecnológicos provenientes de grandes indústrias como a farmacêutica e a digital? Poderemos recorrer a estratégias alternativas que utilizem a criatividade humana de formas e através de agentes nunca antes imaginados? Qual o papel das tecnologias de informação, especialmente redes sociais, na compreensão dos riscos e impactos desta ameaça na atividade e criatividade humana? Quais os benefícios e as restrições que resultam do uso destas tecnologias?

No próximo dia 25 de janeiro, segunda-feira, a partir das 17h00, todas estas questões vão estar em debate num webinar promovido pela Universidade do Porto com o apoio da UMAC-ICOM  e desenvolvido no âmbito do concurso “O Poder do Design: Restabelecer o convívio de proximidade durante e após a covid-19“.

“Para lá dos imaginários dominantes: Repensar a resposta global à Covid-19” é o título do evento que se propõe então a levantar questões e desencadear um debate em torno das formas de lidar com a  pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, tarefa que se tem revelado altamente complexa e exigente.

A sessão contará com as intervenções de Fátima Vieira, Vice-Reitora da Universidade do Porto para a área da Cultura, que abordará questões relacionadas com o  pensamento utópico e a competição internacional “O Poder do Design“; e de Olivia Bina, Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, cuja intervenção incidirá em imaginários alternativos e respetivas implicações no tratamento dos desafios relativos à pandemia de covid-19.

O encerramento ficará a cargo de António Ferreira, Investigador Sénior do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente da Universidade do Porto, a quem caberá enquadrar a competição internacional “O Poder do Design: Restabelecer o convívio de proximidade durante e após a covid-19”.

A participação neste evento é gratuita, mas sujeita a um registo prévio. A língua oficial do evento será o inglês.