Naquele que se assume como um dos anos mais desafiantes para o ensino superior e educação, o Workshop de Partilha e Inovação Pedagógica organizado anualmente pela Universidade do Porto é dedicado, este ano, aos desafios e oportunidades para 2021. A iniciativa, que vai na 5.ª edição, realiza-se nos dias 4 e 5 de fevereiro, num formato totalmente online, e é aberta a todos os interessados (sendo da U.Porto ou não).

Luís Tinoca, especialista e investigador nas áreas de formação de professores, inovação educacional, pedagogia do ensino superior e e-learning, é o orador convidado da edição deste ano. É precisamente por isso que será o primeiro a debater os principais desafios, mas também oportunidades para o ano que agora começa.

Numa altura em que as atividades letivas presenciais voltam a estar suspensas e o ensino online se tornou comum, o Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa vai ainda abordar algumas das tendências e potencialidades a serem exploradas no contexto das “novas salas de aula”.

O evento online tem o início marcado para as 14h30, com a sessão de abertura liderada por João Veloso, Pró-Reitor para a Promoção da Língua Portuguesa, Inovação Pedagógica e Tecnologias Educativas na U.Porto. 

Ideias inovadoras para a sala de aula

O 5.º Workshop de Partilha e Inovação Pedagógica da U.Porto será também o “palco” para a apresentação dos nove projetos vencedores da ediçã deste ano do concurso “Projetos de Inovação Pedagógica”.

Da impressão 3D, aos modelos colaborativos, até a propostas para fazer face ao ensino durante a pandemia, são várias as ideias premiadas. A apresentação começa logo depois da sessão “O Ensino Superior em 2021: desafios e oportunidades”, de Luís Tinoca (marcada para as 14h45) e continua no dia seguinte, a partir das 09h30.

A inscrição no evento é gratuita mas obrigatória, devendo ser realizada através do formulário disponível aqui.

O programa completo pode ser consultado aqui.