Aumentar o impacto e a visibilidade da responsabilidade social universitária é o objetivo do primeiro “Encontro sobre Responsabilidade Social Universitária” que vai decorrer no próximo dia 31 de maio, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

Aberto a toda a comunidade da U.Porto, esta iniciativa inédita vai juntar diversos especialistas da Universidade e de outras instituições de ensino superior nacionais num momento que se pretende que seja de troca de conhecimentos, experiências e aspirações sobre o desenho e implementação de políticas de responsabilidade social nas universidades.

A abrir o encontro, António Sampaio da Nóvoa, docente e investigador do IE-ULisboa, vai proferir uma conferência sobre a “Responsabilidade Social Universitária”. Seguem-se duas mesas redondas sobre “Responsabilidade Social em Ensino e Investigação” e “Gestão e Governo”, esta última com moderação de Joana Resende, Pró-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros do Planeamento, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento.

Já da parte da tarde, a investigadora Helen Kopnina (Northumbria University, Reino Unido) vai lançar as pistas sobre o que pode ser melhorado para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto educativo. Uma conferência que servirá de base para mais duas messas redondas que focarão o debate, uma vez mais, na “Responsabilidade Social em Ensino e Investigação”, e nos “Projetos de Envolvimento Comunitário – Compromisso Cívico e Público e Ambiental”.

O programa do encontro contempla ainda uma exposição de posters – a decorrer ao longo de todo o evento – sobre estudos e práticas de responsabilidade social da universidade. Pretende-se deste modo promover um fórum de partilha de resultados de investigação nesta área, mas também de experiências de intervenção.

A entrada no encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia – até 27 de maio – e à disponibilidade da sala.