A Universidade do Porto, o Instituto Português do Oriente (IPOR) e a Direção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) renovaram, no passado dia 25 de maio, o protocolo de cooperação que regulamento o acesso dos estudantes da RAEM aos ciclos de estudo da U.Porto.

Em vigor desde o ano letivo 2020/2021, o acordo agora renovado prevê a criação um contingente especial anual de cerca de 100 vagas, distribuídas pelas várias faculdades da U.Porto e destinadas especialmente a estudantes oriundos/as do antigo território português.

Segundo este protocolo, a U.Porto compromete-se a “aceitar, para efeitos de candidatura ao Concurso Especial para Estudantes Internacionais, os resultados do Exame Unificado de Acesso e, bem assim, o resultado das disciplinas específicas exigidas, que correspondam às provas de ingresso exigidas para cada ciclo de estudos”.

Este contingente especial engloba quase todos os cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado da U.Porto. A única exceção são os Mestrados Integrados em Medicina da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, que não preveem a admissão de estudantes internacionais.

De forma a dotar os estudantes de Macau das competências para a frequência do ensino superior em Portugal, o protocolo estabelece ainda que os/as estudantes admitidos/as na U.Porto frequentem um Curso Preparatório de Língua e Cultura Portuguesas, com a duração de 800 horas, antes de iniciarem os respetivos ciclos de estudos.

A primeira parte desta formação (300 horas) é feita ainda em Macau, nas instalações do IPOR. Uma vez no Porto, o/a estudante tem de frequentar uma segunda componente letiva, constituída por 500 horas, a realizar na Faculdade de Letras (FLUP).

O acordo agora assinado prevê, contudo, que os estudantes possam ser dispensados da formação na FLUP, caso apresentem um domínio adequado da língua portuguesa à chegada a Portugal.

De mãos dadas com a Universidade de Macau

A renovação do Protocolo de Cooperação para Prosseguimento de Estudos dos Estudantes da RAEM na Universidade do Porto foi formalizada na Reitoria da U.Porto. Assinaram o documento o Diretor da Direção de Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ), Kong Chi Meng, o Diretor do IPOR, Joaquim Coelho Ramos, a Diretora da FLUP, Paula Pinto Costa, e José Castro Lopes, Vice-Reitor da U.Porto responsável pelos pelouros da Formação, Organização Académica, Saúde e Bem Estar.

Na mesma sessão, foi assinado um outro protocolo que aponta ao reforço da cooperação já existente entre a U.Porto e a Universidade de Macau, nos domínios da colaboração académica e de investigação e do “cultivo de talentos”.

Ao abrigo desta nova colaboração, as duas universidades comprometem-se a “reforçar a colaboração académica e de investigação em várias disciplinas, nomeadamente nos domínios do Direito, da Língua Portuguesa e da Medicina”.

Outras formas de cooperação previstas incluem a” candidatura conjunta a financiamento de projetos de colaboração”, a promoção de ações de intercâmbio de docentes, a coorganização de atividades educativas e científicas, bem como a colaboração no desenvolvimento e promoção da “Aliança de Bibliotecas Académicas entre a Região Administrativa Especial de Macau (China) e os Países de Língua Portuguesa”.

A U.Porto e a Universidade de Macau comprometem-se ainda a “desenvolver programas de colaboração, para cultivar talentos de alto nível para Portugal e Macau” e a “colaborar ativamente em atividades de intercâmbio de estudantes”.

Este acordo foi assinado pelo Reitor da Universidade de Macau, Yonghua Song, e pelo Vice-Reitor José Castro Lopes, em representação da U.Porto.