NO dia 24 de novembro, há “Robótica para todos” na Galeria da Biodiversidade. (Foto; Egidio Santos/U.Porto)

Interagir com robôs, descobrir o Palácio de Cristal em versão 3D, e cantar os “Parabéns” com vista para o espaço. Estas são algumas das propostas que a Universidade do Porto preparou para assinalar a Semana da Ciência e da Tecnologia 2018, uma iniciativa do Programa Ciência Viva que, ao longo dos próximos dias –  de 19 a 25 de novembro – vai percorrer o país com o objetivo de mostrar a Ciência que se produz em Portugal.

Das várias iniciativas organizadas pelas faculdades e centros de investigação da U.Porto começam por se destacar-se aquelas que vão decorrer a 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica. Uma data especial para o Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva, que, nesse dia, vai celebrar o seu 20.º aniversário com um programa de atividades espaciais abertas a toda a população.

Também no sábado, dia 24, há “Robótica para todos” na Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto. Desta vez serão os robôs a inspirar um conjunto de ações pensadas para a toda a família, promovidas em parceria com Luís Paulo Reis, docente e especialista em robótica e inteligência artificial da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). A iniciativa, que integra também as comemorações da Semana Europeia da Robótica, servirá para mostrar algumas das aplicações dos robôs no nosso dias-a-dia e para discutir as potencialidades e limitações destas poderosas ferramentas.

À “festa” da Ciência e Tecnologia não faltará também a Reitoria da U.Porto que, na noite de 21 de novembro, quarta-feira, vai ser palco de um imprevisível encontro entre “Humanos versus Máquinas”. O programa inclui uma performance do videoperformer brasileiro Otavio Donasci, que se juntará depois ao engenheiro de robótica Germano Veiga para uma conversa em torno da evolução da relação entre os humanos e os robôs. A moderação estará a cargo do artista plástico André Rangel.

Um dia depois, a 22 de novembro, a “casa mãe” da Universidade volta a abrir as portas, desta vez para celebrar a “UNIVER-CIDADE: DESCOBRIR CIÊNCIA NA CIDADE”, uma iniciativa do projeto Museu Digital da U.Porto, das Vice-Reitorias para a Cultura e Investigação, Inovação e Internacionalização, e do recém criado Laboratório dos Novos Média para o Património (eHeritageLab), sedeado no Centro de Competências para os Média Digitais da U.Porto (MIL). Do programa do evento farão parte a apresentação de vários trabalhos desenvolvidos na U.Porto, focados na produção de conteúdos digitais “inspirados” no Palácio de Cristal. Segue-se um workshop sobre Digitalização 3D, com direito a uma demonstração de tecnologias de digitalização 3D atualmente disponíveis no mercado.

Mas há muito mais para descobrir durante a semana. A partir desta segunda-feira, dia 19, e ao longo de toda a semana, o Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE) convida os estudantes do ensino superior e demais interessados a conhecer a atividade desenvolvida por um centro de investigação em Ciências Sociais e Humanas. Já na terça-feira, dia 20, o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC estará de portas abertas para dar as conhecer as alterações em curso para a entrada em massa dos carros elétricos nas nossas vidas, assim como os dispositivos inteligentes que estão a ser ali desenvolvidos para permitir produzir e vender energia elétrica em casa.

Encerramos o “roteiro” científico na Faculdade de Engenharia, onde a proposta inclui uma viagem pelos “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia”, liderada pelo Departamento de Engenharia Química (DEQ). Ao todo estão agendadas 12 sessões que procurarão dar a conhecer ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário,  as áreas de atuação das diferentes unidades de I&D – CEFT, LA LSRE-LCM e LEPABE – do DEQ/FEUP.

Todas as atividades promovidas pela U.Porto no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2018 são de participação gratuita, ainda que algumas exijam inscrição prévia.

Mais informações (horários, datas, contactos para inscrições, etc.) aqui.