Estudantes da Faculdade de Desporto conquistaram o título universitário de Voleibol feminino (Foto: FADU)

Dois títulos coletivos e dez pódios em sete modalidades. Foi este o balanço da excelente participação da Universidade do Porto nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs 2014) de modalidades coletivas,  que se disputaram de 8 a 11 de abril, na cidade da Maia.

Das equipas que representaram as cores da Universidade, através do Centro de Desporto da U.Porto ou das várias associações de estudantes presentes na competição organizada pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), o primeiro destaque vai para atletas da seleção de Rugby 7s feminino da U.Porto, que conquistou o título de campeã nacional. Impondo-se num modelo competitivo de todas contra todas, as atletas da U.Porto reservaram a passagem para os EUSA Games, que se disputam no mês de julho em Roterdão.

Quem também vai estar presente na maior prova europeia do desporto universitário é a equipa de voleibol feminino da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto (AEFADEUP), nova campeã nacional da modalidade. Na final, as atletas da U.Porto não deram hipóteses às até então campeãs da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), vencendo por 3-0. O pódio foi completado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (AEFEUP).

Equipa de Andebol feminino da U.Porto falhou o título por um golo. (Foto: FADU)

Para além dos dois títulos conquistados, os estudantes da U.Porto ficaram perto do título em várias modalidades. Foi o caso do Andebol feminino, onde a equipa da Universidade ficou a um golo do título, após perder (19-20) a final – disputada no Pavilhão Municipal da Maia, edifício mãe destes CNU’s – contra as campeãs em título do IPLeiria. Já no setor masculino, a U.Porto esteve quase a fazer no pleno no Rugby 7s, mas viria o título fugir em mais uma final muito disputada frente à equipa da NOVA.

Hoquistas da U.Porto sagraram-se vice-campeões nacionais universitários pelo segundo ano consecutivo. (Foto: FADU)

De prata foi também a prestação da equipa masculina de Hóquei em Patins, que voltou a ficar às portas do título nacional universitário pelo segundo ano consecutivo. Depois de um percurso 100% vitorioso até à final, os hoquistas da U.Porto acabaram por não resistir ao poderio da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), que se impôs na final por 8-2.

De volta aoVoleibol, mas no setor masculino, a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia (AEFEP) esteve perto de repetir o feito das atletas da AEFADEUP, mas acabaria por perder a final frente aos campeões do Instituto Politécnico do Porto (IPP). O último lugar do pódio também contou com estudantes da U.Porto, através da AEFADEUP.

Finalmente, mais um duplo pódio para a U.Porto, desta vez no basquetebol masculino. Na final da competição, a AEFADEUP e a AAUM mediram forças num jogo disputado, que acabaria por pender para a equipa minhota por escassos oito pontos (67-59). No jogo de atribuição do 3º e 4º lugares, a AEFEUP impôs-se aos antigos vice-campeões da AAUAv por 69-63, garantindo a medalha de bronze.

Após quatro dias de luta e competição intensas as equipas da U.Porto voltaram a demonstrar na Maia o valor do trabalho que a Universidade tem vindo a desenvolver ao nível do desporto universitário nos últimos anos. Dos restantes resultados dos CNU’s 2014, nota ainda para as vitórias da Associação Académica de Coimbra em Futsal feminino e masculino (competição em que a AEFEUP ficou às portas do pódio, quedando-se pelo 4º lugar), do IPP no Basquetebol feminino e para os triunfos da AAUM no Futebol 11 masculino e no Andebol masculino.