Não haverá a habitual festa na Reitoria, mas, em compensação”, foi preparado um programa de atividades que, à distância, ou ao vivo, promete acolher os novos membros da Universidade com o mesmo espírito de sempre. É desta forma que a Universidade do Porto se prepara para dar as boas-vindas aos mais de 8 mil estudantes que ingressaram este ano letivo nas 14 faculdades da instituição.

Conhecidos que estão os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, as “hostilidades” foram abertas aos primeiros minutos deste domingo, com a habitual mensagem de boas-vindas do Reitor aos novos estudantes.

Já esta segunda-feira, 28 de setembro, dia em que abrem as matrículas, será a vez de toda a comunidade académica endereçar uma mensagem especial, protagonizada por estudantes, professores, investigadores, colaboradores e restantes membros da U.Porto

Tendo como “palco” central o endereço http://up.pt/welcome e como lema Somos U.Porto, o programa de receção prossegue na terça-feira (29 de setembro), a partir das 15h00, com uma “visita virtual” às 14 faculdades da U.Porto, conduzida por estudantes de cada instituição.

Será também à distância, mas com o corpo em movimento, que os novos estudantes – e restante comunidade – vão poder participar numa aula de atividade física promovida pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP). Marcada para as 11h30 de quarta-feira, 30 de setembro, esta sessão especial incluirá uma  apresentação dos serviços e infraestruturas desportivas que estão à disposição de toda a comunidade académica.

Boas-vindas da cidade

Um dos pontos altos da semana terá lugar na quinta-feira, 1 de outubro, com as tradicionais boas-vindas da Universidade e da Cidade aos novos estudantes.

Aquele que é habitualmente o momento central da festa de receção arranca às 15h30 e incluirá os discursos do Reitor da U.Porto, do Presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) e do Presidente da Federação Académica do Porto (FAP).

A semana de receção vai fechar na sexta-feira, 2 de outubro, com a realização da Feira das Associações e Grupos da U.Porto. A decorrer das 10h00 às 19h00, esta será a ocasião ideal para conhecer – através de várias sessões na plataforma Zoom – as diferentes associações de estudantes, mas também os grupos de voluntariado, o programa de mentoria, entre outros organismos e iniciativas existentes na Universidade

Um presente para os novos estudantes

À semelhança dos anos anteriores, os estudantes matriculados pela primeira vez no primeiro ano dos diferentes cursos da U.Porto vão ter ainda a oportunidade de receber um kit de boas-vindas à Universidade, composto por uma t-shirt, um tote bag, uma capa e uma pulseira que garante, por exemplo, o acesso privilegiado a espaços e museus da cidade do Porto.

A entrega dos kits vai decorrer, presencialmente, de 12 a 23 de outubro (das 10 às 12h30 e das 14h00 às 18h30) num espaço preparado para o efeito no edifício da Reitoria da U.Porto (entrada pela Praça Parada Leitão, em frente ao café “Piolho”).

Para receber o kit, o estudante deverá apresentar o respetivo voucher online, que pode ser obtido aqui.