Agora que são conhecidos todos os dados, é oficial: a U.Porto preencheu 100% das vagas disponibilizadas em todas as fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. E para celebrar o feito, os (mais) novos estudantes da Universidade do Porto – que ingressaram nas 2.ª e 3.ª fases do concurso – vão ser recebidos, no próximo dia 21 de outubro, segunda-feira, às 17h00, na Reitoria da U.Porto.

Além das palavras de boas-vindas oficiais, a cargo do Reitor da Universidade, estão planeados vários momentos de animação e um lanche convívio.

Neste dia, e conforme aconteceu com os estudantes que ingressaram na 1.ª fase, os estudantes terão ainda a oportunidade de receber o kit de boas-vindas, que inclui informação sobre a Universidade e os seus serviços, juntamente com a capa, a t-shirt, uma pulseira e o saco da U.Porto. Para tal, basta dirigirem-se junto dos balcões do Serviço de Formação e Organização Académica, instalados na entrada da Reitoria da U.Porto e identificarem-se.

Aos novos estudantes que ingressaram através do Concurso Nacional juntar-se-ão igualmente os estudantes internacionais que chegaram recentemente à cidade para completar um ciclo de estudos, entre licenciatura e mestrado integrado, mestrado ou doutoramento.

A participação no evento está sujeita a um registo prévio.

Mais informações em  https://up.pt/welcome.

Um ano em pleno

Recorde-se que a Universidade do Porto terminou a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso com uma das mais altas taxas de preenchimento de vagas do país (99,8%), registando 4.024 estudantes colocados para as 4.031 vagas disponibilizadas.

Pertenceram também à U.Porto a mais alta nota média de entrada – 161,2 valores para a classificação média ponderada do último colocado -, e três dos cinco cursos superiores com as mais altas notas de entrada deste ano: Bioengenharia (186,5 valores), Engenharia e Gestão Industrial (186,5) e Medicina, do ICBAS (185,0).

Uma tendência que se manteve na 2.ª fase, na qual a  U.Porto preencheu a totalidade das vagas disponibilizadas para os seus 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado.

Destaque ainda para os 556 estudantes de 15 nacionalidades que ingressaram este ano na Universidade, através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais. O Brasil é o país mais representado (532 estudantes) num continente que inclui também estudantes de países como África do Sul, Angola, Argentina, Bangladesh, Cabo Verde, Irão, México, Venezuela, ou Venezuela.