Estudantes oriundos de 75 países distintos vão cumprir, pelo menos, um semestre de estudos na U.Porto.

(notícia atualizada)

A Universidade do Porto promove esta quinta-feira, dia 19 de setembro, a partir das 17h00, no edifício da Reitoria (praça Gomes Teixeira), uma sessão de boas-vindas aos mais de 1100 estudantes estrangeiros (1153) que vão estudar na instituição no primeiro semestre do ano letivo 2013/2014, ao abrigo de programas de mobilidade internacional no ensino superior.

Evento central no programa de acolhimento que a U.Porto prepara anualmente para os seus estudantes internacionais, a sessão servirá para acolher e apresentar a Universidade aos estudantes de cinco continentes – oriundos de 75 países distintos – que vão cumprir, pelo menos, um semestre de estudos nas 14 faculdades da U.Porto. Isto numa altura em que ainda não estão contabilizados os estudantes que vão chegar no segundo semestre letivo.

Apesar da suspensão do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para Portugal (que só em 2012/2013, trouxe para a U.Porto mais de 350 estudantes brasileiros), o Brasil continua a ser o país mais representado (382) entre os estudantes internacionais em mobilidade na Universidade. Espanha (188), Itália (106), Polónia (55), Alemanha (58),e Turquia (35) e França (35) são outras nacionalidades em destaque num grupo dominado pelos estudantes Erasmus (Europa), mas que conta também com estudantes provenientes da China, Japão, Ilhas Fiji, Argentina, Índia, Líbia ou Israel.

O novo contingente de estudantes estrangeiros vem juntar-se aos cerca de 2000 estudantes e investigadores internacionais que estão já na Universidade a realizar um curso completo ou a desenvolver a sua atividade científica. Até final do ano letivo,  a U.Porto espera acolher perto de 3500 estudantes e investigadores estrangeiros, número que representará cerca de 11% de toda a comunidade académica.

Dez dias de acolhimento a cargo da ESN-Porto

A sessão desta quinta-feira coincide com o arranque do programa de eventos  que a Erasmus Student Network Porto (ESN Porto) vai promover até final do mês (29 de setembro), como forma de integrar os novos estudantes que este semestre rumam à cidade invicta no âmbito de programas de mobilidade. Mobilizando cerca de duas dezenas de voluntários e dez dias de atividades culturais e de convívio, a Welcome Week inclui passeios e visitas a locais emblemáticos da cidade (Serralves, Palácio da Bolsa, Caves do Vinho do Porto e Estádio do Dragão) várias festas temáticas e uma “Portuguese Night” (24 de setembro), com direito a chouriças assadas, atuações de grupos de fado e “uma mão cheia de ‘portugalidades'”.

Através desta iniciativa, a ESN Porto espera ajudar os estudantes a ultrapassar as dificuldades de quem chega a Portugal “sem conhecer o país e as nossas tradições”. Nesse sentido, “durante a primeira semana destes estudantes na cidade fazemos as mais diversas atividades culturais e lúdicas para que tenham contacto com o melhor que Portugal tem para oferecer”, explica Ricardo Oliveira, presidente da ESN Porto.