Atenta ao cenário atual de incerteza que se vive no país, e, em particular, ao impacto do aumento da inflação e dos custos de habitação na vida das famílias, a Universidade do Porto acaba de lançar um Fundo de Apoio Extraordinário de Emergência Social (FAEES), destinado a garantir o acesso à alimentação e alojamento por parte dos estudantes que se encontrem em situação de carência socioeconómica e que não beneficiem da ação social direta .

Gerido pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) e inteiramente financiado por fundos da U.Porto, este novo apoio – cujo valor será determinado de acordo com a situação de cada candidato – consistirá na atribuição de senhas de alimentação e/ou de um apoio pecuniário que permita suportar uma parte dos custos com o alojamento.

Através desta medida, a U.Porto procura “providenciar uma resposta urgente às graves carências económicas e sociais que limitam significativamente a capacidade dos estudantes para suportar os curtos de frequência da Universidade”, como se pode ler no despacho reitoral que determina a criação do FAEES.

O mesmo documento destaca a necessidade de salvaguardar as “condições de permanência, adaptação e integração académica, garantindo a premissa que nenhum estudante seja excluído do subsistema de ensino por incapacidade financeira”.

Como solicitar o apoio extraordinário?

Para acederem a este apoio, os estudantes devem satisfazer as condições de elegibilidade definidas pela Regulamento do Fundo de Apoio Extraordinário de Emergência Social. Com efeito, são elegíveis todos os estudantes – incluindo os internacionais – matriculados e inscritos na U.Porto no presente ano letivo, e que “comprovem encontrar-se em situação de carência socioeconómica e não beneficiam de ação social direta”. Os candidatos devem ainda residir em Portugal no momento da candidatura e estar inscritos a pelo menos 20 ECTS por semestre.

O processo de candidatura implica o preenchimento de um questionário online disponível no portal dos SASUP. Os candidatos elegíveis receberão posteriormente o acesso ao requerimento formal, que deverão submeter juntamente com uma lista de documentos obrigatórios. O processo pode ainda incluir uma entrevista com responsáveis dos SASUP.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que a Universidade lança um subsídio extraordinário para apoiar os estudantes em situação de carência socioeconómica. Só nos primeiros meses de 2020, a U.Porto disponibilizou uma verba superior a 100 mil euros para apoiar as despesas de alojamento e de alimentação dos seus estudantes mais afetados pela pandemia da Covid-19.

Mais informações no portal dos SASUP.