O protocolo alarga a cooperação entre a U.Porto e a IBM, no âmbito do Centro de Estudos Avançados em funcionamento na FEUP

Na próxima segunda-feira, dia 18 de março, a Universidade do Porto estreita a sua colaboração com o gigante informático IBM, com a assinatura de um protocolo de cooperação com vista ao desenvolvimento de soluções avançadas nas áreas das tecnologias de comunicação e à utilização do software Intelligent Operations Center da IBM, no contexto do novo Centro de Competências para as Cidades do Futuro.

Este novo protocolo  integra-se no âmbito do trabalho desenvolvido no Centro de Estudos Avançados (CAS IBM Portugal) já existente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Para além da assinatura do protocolo com a Universidade, a IBM assina também um protocolo com a Câmara Municipal do Porto, visando a criação de um Centro de Operações Integrado (COI).

Este COI irá reunir serviços da autarquia e de entidades externas, com o objetivo de visualizar e monitorizar as ocorrências de toda a cidade de uma forma integrada. Trata-se de um projeto piloto, com uma duração aproximada de seis meses, que procurará agregar e atribuir valor à informação proveniente de diferentes fontes, para responder de forma rápida e eficaz a qualquer situação de emergência.

O COI permitirá ajudar os serviços da cidade a prepararem-se para eventuais problemas, e coordenar e gerir a resolução dos mesmos, facilitando a comunicação entre os diferentes intervenientes e permitindo a planificação e sincronização dos esforços.  Outra das características inovadores deste novo centro será a criação de ferramentas para que os cidadãos interajam em tempo real com a cidade, deixando, por exemplo, sugestões ou assinalando situações de risco.

Sobre o CAS IBM Portugal

O CAS IBM Portugal, inaugurado em abril de 2010, baseia-se em trabalhos de pesquisa e investigação fortemente ancorados na FEUP e na U.Porto, sobretudo os que estão relacionados com a engenharia de serviços, sistemas inteligentes de apoio à decisão e gestão do desempenho. Orientado para a excelência da pesquisa aplicada na engenharia, gestão e ciência dos serviços (SSME) e dedicado a promover a colaboração entre universidades, indústria, governo e os laboratórios de pesquisa da IBM, o CAS IBM Portugal é o nono centro de investigação da IBM na Europa – o único em Portugal – e o vigésimo em todo o mundo. O projeto conta ainda com a parceria do INESC Porto, o INEGI e o IDMEC Pólo FEUP .