Que árvores precisamos na cidade do Porto e que árvores podemos ter, como e em que ruas da cidade? A Faculdade de Ciências (FCUP) e a Faculdade de Letras (FLUP) da Universidade do Porto respondem a estas questões através do seu contributo, nas áreas da Arquitetura Paisagista e da Bioclimatologia Urbana, para o Plano de Arborização elaborado pela Câmara Municipal do Porto. 

O arquiteto paisagista e docente da FCUP, Paulo Farinha Marques, é o coordenador da equipa de arquitetura paisagista por detrás deste documento estratégico, que visa melhorar o espaço da arborização pública sustentável no Porto. Já Ana Monteiro, professora do Departamento de Geografia da FLUP, é a responsável pela equipa de Bioclimatologia Urbana.

Em concreto, os objetivos deste plano passam por “potenciar as funções e os serviços de ecossistemas gerados pelas árvores (suporte, provisão, regulação e culturais) nos arruamentos e contribuir para adaptar a cidade e a suas infraestruturas às alterações climáticas”, pode ler-se na página de notícias da Câmara Municipal do Porto.

O Plano de Arborização da Cidade do Porto será oficialmente apresentado no dia 17 de maio, às 14h30, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Para além dos dois coordenadores e docentes da U.Porto, participará no evento o Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Ambiente e Transição Climática do Município do Porto, Filipe Araújo.

A sessão é aberta a todos os interessados.