A Universidade do Porto acaba de ser distinguida com o Prémio Boas Práticas Erasmus+ 2019, um galardão atribuído pelas Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e Agência Nacional Juventude em Ação, e que distingue as boas práticas seguidas pela Universidade no desenvolvimento das mobilidades de estudantes e staff, ao abrigo do programa Erasmus+.

A distinção, relativa a um projeto implementado em 2016, premeia a U.Porto pela “excelente execução de atividades” e “excelentes índices globais de satisfação entre estudantes e staff”.

De acordo com a Agência Nacional, a Universidade do Porto destaca-se igualmente pelo cumprimento dos processos, conteúdos e prazos, mas também pela “estratégia de disseminação proativa, criativa e dinâmica”.

“Os bons procedimentos implementados pela U.Porto têm permitido, a estudantes e staff, a participação em experiências de mobilidade internacional, sem prejuízo no seu percurso profissional ou académico”, salienta Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora da Universidade do Porto.

Os Prémios Boas Práticas da AN+EF distinguem, anualmente, os projetos e as organizações que representam uma boa prática no Erasmus+ em Portugal. Os projetos distinguidos atuam nas áreas da Juventude, Educação e Formação. Entre os critérios de avaliação estão o impacto dos projetos, e a sua transferibilidade e inovação.

A cerimónia de entrega dos prémios de Boas Práticas Erasmus+ 2019 decorreu no passado dia 10 de dezembro, na Universidade de Évora.

Uma porta para o mundo

A mobilidade internacional de estudantes e staff (docentes e técnicos) é uma das áreas nas quais a U.Porto tem crescido. Só em 2018/2019, a Universidade do Porto “enviou” mais de 700 docentes e técnicos para dezenas de instituições parceiras, ao abrigo do programa Erasmus+

No mesmo período, perto de 2700 estudantes e recém-diplomados da U.Porto partiram para os quatro cantos do mundo para realizar um período de mobilidade de estudos ou estágio, com a duração de seis meses ou um ano.