Flávio Cunha após conquistar a medalha de bronze.

Os estudantes/atletas da Universidade do Porto estiveram em grande nível no Campeonato Europeu Universitário de Karaté, tendo conquistado duas medalhas – prata e bronze – na competição disputada entre os dias 24 e 27 de julho, em Coimbra.

Da prestação dos atletas portuenses, o destaque vai para Gonçalo Pinto, que se sagrou vice-campeão europeu universitário na categoria de -60kg. Já Flávio Cunha subiu também ao pódio deste Europeu para receber a medalha de bronze em -67kg.

Gonçalo Pinto fez uma prova distinta chegando à final da sua categoria sem perder um único combate. Na finalíssima o atleta turco foi mais forte levando o ouro para casa.  Na disputa pelo bronze dos -67kg, Flávio Cunha não deu qualquer hipótese ao atleta polaco e arrecadou mais uma medalha para a Universidade do Porto.

Para além dos desempenhos individuais, a U.Porto destacou-se igualmente na prova de equipas, onde ficou em quarto lugar, às portas do pódio. Um feito destacado pelo treinador da delegação da U.Porto, Bruno Esteves, que enalteceu aquela que “foi sem dúvida uma grande prestação dos nossos atletas num dos campeonatos europeus universitários mais competitivos a que vimos”.

Para além do Europeu de Karaté, Coimbra foi também palco dos Campeonatos Europeus Universitários de Taekwondo e de Judo, duas provas que contaram igualmente com a participação dos atletas da Universidade do POrto.

Renato Pereira no Europeu Universitário de Taekwondo.

No Taekwondo, Renato Pereira atingiu as meias finais de Kyorugi +63 kg a 68 kg. O estudante da U.Porto perdeu o combate por 13-11 frente ao atleta austríaco, ficando na 5.ª posição da classificação geral

Alexandre Silva no Campeonato Europeu Universitário de Judo.

No Campeonato Europeu Universitário de Judo, a U.Porto fez-se representar por Alexandre Silva e pelo treinador Pedro Pinheiro. O atleta portuense venceu os dois primeiros combates, mas acabaria por sair derrotado no terceiro combate frente a um forte atleta francês. Depois de nova vitória na repescagem, Alexandre acabaria por psero combate de acesso à disputa do bronze, o Alexandre perde frente ao estudante italiano, terminando a sua participação na 7ª posição.

Estes três Campeonatos Europeus Universitários decorrem na cidade dos estudantes, que em 2018 recebe os EUSA Games.