As equipas de Andebol feminino da U.Porto e de Futebol 11 masculino da AEFEP sagraram-se vice-campeãs nacionais universitárias, na primeira semana das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) concentrados.

Nesta primeira semana de CNU’s, que decorreram de 16 a 20 de maio em Leiria e Marinha Grande, a U.Porto esteve representada no Andebol feminino, no Futebol 11 masculino pela AEFEP e AEFEUP, no Basquetebol feminino pela AEFADEUP e AEFEUP e no Futsal feminino pela AEFADEUP.

O destaque vai para as equipas de Andebol feminino da U.Porto e Futebol 11 masculino da AEFEP, que asseguraram presença nas finais das respetivas modalidades.

Na meia-final de Andebol feminino, a U.Porto levou a melhor frente à equipa da casa, o Politécnico de Leiria, num jogo muito disputado em que a vitória surgiu pela diferença de um golo apenas 15-14.

Foi também por apenas um golo que as estudantes atletas da U.Porto viram o título nacional escapar-lhes na final frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro (24-23).

A U.Porto subiu assim ao segundo lugar do pódio, depois de dois anos sem competir nesta modalidade.

Já no Futebol 11 masculino, a AEFEUP não passou a fase de grupos, mas a AEFEP alcançou o lugar na finalíssima do CNU depois de eliminar o Instituto Politécnico de Coimbra por 2-0 na meia-final.

A final opôs a AEFEP à Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL), assistindo-se assim a um verdadeiro confronto dos futuros economistas e gestores de Lisboa e do Porto. A AEFEP bateu-se até ao último minuto, mas foi a AEFEUNL a levantar o troféu de campeã, ao vencer por 1-0 os estudantes da U.Porto.

A equipa de Futebol de 11 masculino da AEFEP alcançou o 2º lugar do Campeonato Nacional Universitário. (Foto: DR)

Nas restantes modalidades, a equipa de Futsal feminino da AEFADEUP também marcou presença na meia-final da modalidade, acabando por perder e disputar o jogo de atribuição de 3º e 4º lugar. Neste último jogo, foi a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro a arrecadar o bronze após vencer a AEFADEUP.

No Basquetebol feminino, as equipas da AEFEUP e AEFADEUP não conseguiram ultrapassar a fase de grupos,

As equipas da U.Porto voltam a entrar em ação de 23 a 27 de maio, para mais uma semana das Fases Finais dos CNU’s concentrados. A Universidade estará representada nas competições de Andebol masculino pela AEFEP, de Basquetebol masculino pela AEFEUP, de Futsal masculino pela AFADEUP e AEFEP, de Voleibol masculino pela AEFADEUP e AEFEP, e de Voleibol feminino pela AEFEP e AEICBAS.