Primeira Cátedra UNESCO liderada pela Universidade do Porto será dedicada à conservação da biodiversidade em seis países africanos.

A Universidade do Porto acaba de conquistar a sua primeira Cátedra UNESCO, que será dedicada ao desenvolvimento de uma rede colaborativa com instituições de ensino e investigação de seis países africanos na área da conservação da biodiversidade e da gestão e preservação de recursos e património natural.

A seleção da U.Porto para o estabelecimento desta Cátedra UNESCO resulta de uma candidatura submetida pelo seu Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) que propôs alargar a sua rede de parcerias com universidades e centros de investigação da África do Sul, de Angola, de Cabo Verde, de Moçambique, da Namíbia e do Zimbabué, tendo em vista o desenvolvimento de ações de capacitação científica e tecnológica, de formação avançada de recursos humanos e de transferência de conhecimento.

Intitulada Life on Land (Vida na Terra), esta cátedra terá como propósito promover a ligação da ciência à sociedade nos países parceiros, através de iniciativas que permitam dar a conhecer a importância urgente de se preservar os respetivos biodiversidade e património natural, mobilizando o cidadão comum para a realização de ações práticas a este nível.

Este projeto pode, assim, constituir-se como uma eficiente ferramenta para garantir a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais, necessidades prementes face à crescente degradação dos ecossistemas em África, onde os desafios e problemas que restringem os esforços de conservação da biodiversidade são cada vez mais frequentes.

A Cátedra Life on Land visa garantir a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais em África.

Desta forma, o conceito subjacente à Cátedra Life on Land e o seu programa de trabalhos estão alinhados com os esforços de resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem a Agenda 2030 das Nações Unidas, com a particularidade de promover a colaboração entre países de expressão portuguesa e de língua oficial inglesa.

Nas palavras do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, “A escolha da Universidade do Porto para acolher esta Cátedra UNESCO é uma distinção que muito honra a instituição e que surge como um reconhecimento do trabalho desenvolvido na criação de redes de colaboração entre universidades e investigação de diferentes países, em particular com os de expressão portuguesa. Mas é também uma enorme responsabilidade, porque coloca a Universidade do Porto como um ator fulcral das estratégias de promoção do desenvolvimento sustentável definidas pelas Nações Unidas, através de um projeto ambicioso, como potencial para ter um impacto significativo na ciência e nas comunidades locais dos países envolvidos”.

Com uma duração de quatro anos, com início previsto já para janeiro de 2018, e um orçamento total de 2,6 milhões de dólares (cerca de 2,2 milhões de euros), a Cátedra UNESCO Life on Land terá como regente Nuno Ferrand de Almeida, Professor Catedrática da Faculdade de Ciências da U.Porto e Coordenador Científico do CIBIO-InBIO. Esta é apenas a sétima Cátedra UNESCO concedida a uma instituição portuguesa.